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Projeto Incluir promove o I Ciclo de Oficinas Formativas para professores da rede municipal de Pau dos Ferros

O departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus de Pau dos Ferros, através de uma ação extensionista, desenvolve o Projeto Incluir: estudos e debates sobre educação especial, inclusão social e formação de professores(as). Neste mês de março, o projeto vai promover o I Ciclo de Oficinas Formativas com o tema “Inclusão e Acessibilidade nas Práticas Pedagógicas”.

A iniciativa conta com o apoio e colaboração do Programa Integrado de Cidadania e Sustentabilidade no Semiárido do Oeste Potiguar (PROSOL/PPGE) e do Projeto Aventura Inclusiva (Departamento de Educação Física).

O evento é voltado para professores(as) e demais profissionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Pau dos Ferros e tem como objetivo  promover a reflexão e o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas, garantindo uma educação mais acessível e equitativa para todas as crianças. As inscrições serão feitas por meio de parceria com a própria secretaria municipal de educação de Pau dos Ferros.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto Incluir, Disneylândia Ribeiro,  pesquisas da área mostram que a formação docente no campo da educação especial ainda é frágil, superficial e fragmentada e que as práticas pedagógicas ainda encontram-se permeadas por uma concepção capacitista da deficiência, ao passo que individualiza o ensino e minimiza as oportunidades de aprendizagem dos(as) estudantes público-alvo da Educação Especial. Segundo ela, “as oficinas formativas poderão contribuir com os debates contemporâneos sobre Inclusão em Educação e suas dimensões éticas, legais e pedagógicas, sempre um processo carregado de intencionalidade, valores, atitudes e formas de ver o mundo”, comentou Disneylândia Ribeiro.

O primeiro ciclo de palestras será no dia 26 de março de 2025, às 19h, na Escola Municipal Professora Nila Rego e contará com três oficinas, as quais abordarão os seguintes temas: Princípios e fundamentos para construção de uma escola inclusiva; Práticas de enfrentamento ao capacitismo na escola e O Desenho Universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do documento das Nações Unidas (ONU), a proposta suscitada pelo ciclo de oficinas formativas é discutir e pensar perspectivas e desafios que se apresentam para educação e as práticas pedagógicas enquanto espaços de pluralidade, diversidade  e inclusão.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar o perfil do Projeto Incluir (projetoincluir_uern), no instagram. 

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