Marcando o passo inicial na carreira de 21 novos profissionais, a Uern Caicó realizou na noite desta quarta-feira a colação de grau de formandos dos cursos de Enfermagem, Filosofia e Odontologia.
A cerimônia teve como espaço o colégio Diocesano Seridoense, sendo presidida pela diretora do campus, professora Shirlene Mafra.
Ao longo da solenidade, a importância social de cada um dos cursos foi um dos pontos centrais dos discursos.
Oradora das turmas concluintes, Mariana Toscana, do Curso de Filosofia, frisou o impacto da atuação dos novos profissionais na sociedade.
“Os profissionais da Enfermagem são essenciais para a vida humana, para o cuidado de si e do outro, para a melhoria da qualidade de vida. A Odontologia é fundamental para previnir e tratar doenças e para o bem-estar da população. Já a Filosofia é fundamental para a formação e educação de futuros profissionais, para que eles possam ser criticos, éticos, e sempre busquem o saber”.
A graduanda salientou ainda que a jornada de aprendizado está longe de ter chegado ao fim com a conclusão do curso. “O bom profissional não é apenas o que apenas sabe. Mas o que está sempre disposto a continuar aprendendo e melhorando”, comentou.
Foi justamente essa “busca pelo saber” que motivou o aposentado Vicente de Paula Santos a conquistar, aos 71 anos, seu primeiro diploma, no Curso de Filosofia.
Não queria ficar parado na velhice. A gente tem que fazer algo pela vida”, contou Vicente, que, antes de se aposentar, trabalhava como auxiliar de serviços gerais.
Agora com o diploma em mãos, Vicente tem como objetivo permanecer estudando e continuar a busca por conhecimento.
A diretora do campus, durante seu discurso, ressaltou que a Universidade permanece de portas abertas para os graduados. “Que vocês possam também voltar pra cá, seja como alunos de novo, numa pós-graduação, seja como servidores”, destacou.