...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern inicia reforma e revitalização do prédio da Aceu

A empreiteira Hertz Construções e Serviços Eirelli EPP é a responsável pelos serviços que devem durar aproximadamente 300 dias.

Começou nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, a tão esperada reforma do prédio da Associação Cultural Esportiva Universitária (Aceu), no Centro de Mossoró. A estrutura, mantida pela Fundação Universidade do Estado do Rio Grande no Norte (Fuern), será transformada em um centro cultural para uso da comunidade acadêmica e sociedade como um todo.

Com um orçamento de R$ 1.959.000,00, de recursos próprios da Fuern, a reforma completa contará com adequações internas e externas, como reforço estrutural, pintura, recuperação de piso, forro, portas e janelas, substituição de materiais de cobertura, novas instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade, sistemas de prevenção a incêndio, entre outras intervenções.

A empreiteira Hertz Construções e Serviços Eirelli EPP é a responsável pelos serviços e a expectativa é de que a reforma deve durar aproximadamente 300 dias.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, ressalta que a revitalização do Aceu é uma obra aguardada por toda a comunidade. “Esse prédio histórico vai funcionar como um importante centro cultural da nossa Universidade, atendendo nossa comunidade universitária, classe artística e comunidade em geral. Vai integrar as atividade de ensino, pesquisa e extensão à arte, música e cultura”, afirmou Cicília.

A empresa realizou a visita de inspeção no dia 29 de janeiro, ao lado da equipe da Superintendência de Obras e Engenharia (Sobe/Uern).

Com a autonomia de gestão financeira e patrimonial, conquistada em dezembro de 2021, a Uern tem liberdade para executar seu orçamento e, entre outras possibilidades, investir em infraestrutura sem depender de emendas estaduais e/ou federais, entre outros tipos de repasses financeiros.

 

Prédio

Construído em meados dos anos 1920 como sede do Clube Ipiranga, na Rua Dr. Mário Negócio, Centro de Mossoró, o prédio funcionou como espaço de eventos socioculturais públicos, gratuitos e acessíveis à população potiguar.

Na década de 1980, o clube Ipiranga doou as instalações da edificação para a então FURRN. O prédio funcionou como Associação Cultural Esportiva Universitária até a década de 1990, com atividades sociais e recreativas acadêmicas e comunitárias.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support