O prof. Dr. Chico Dantas, vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), teve seu nome aprovado pelo conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para ocupar a Diretoria de Finanças da entidade. A solenidade de posse será realizada em março.
Com uma relação duradoura com a SBC, o professor Chico começou sua trajetória na entidade ainda como estudante de graduação em Ciência da Computação, movido pelo desejo de participar de uma comunidade que fomenta o desenvolvimento da área.
Na SBC, o professor Chico assumiu a Diretoria de Marketing, entre 2019 e 2021, período em que liderou iniciativas que ampliaram a visibilidade da sociedade em período pandêmico e fortaleceram sua presença na comunidade científica e acadêmica. Além disso, foi Secretário Regional, representando o Rio Grande do Norte, por duas gestões.
Chico Dantas assume a posição deixada pelo Prof. Dr. Lisandro Granville (UFRGS), que deixa a Diretoria de Finanças para assumir a Direção-Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Sobre o novo desafio, Chico destaca: “É uma grande honra assumir a Diretoria de Finanças da SBC, uma instituição que tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da área de computação no Brasil. Minha história com a SBC começou ainda na graduação, e, desde então, sempre vi a sociedade como um espaço de conexão, aprendizado e inovação. Agora, como diretor, pretendo contribuir para a sustentabilidade financeira e o crescimento da SBC, assegurando que ela continue sendo um pilar para estudantes, pesquisadores e profissionais da computação em todo o país.”
A SBC é uma das principais sociedades científicas do Brasil, com mais de 40 anos de atuação. Sua comunidade é composta por cerca de 30 mil associados, incluindo estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e entusiastas da computação e informática, que se reúnem para discutir avanços, compartilhar conhecimento e promover a inovação no campo da tecnologia.
Atualmente, a SBC é presidida pelos professores Thais Batista (UFRN) e Cristiano Maciel (UFMT). Sua estrutura administrativa é formada por 13 diretorias, ocupadas por docentes de diferentes universidades brasileiras. São elas: UERN, UFPA, UNIVALI, UFBA, UFMT, UFPE, UFF, UFMS, UFRJ, UFRGS, UFAM e USP.
O trabalho desenvolvido pela SBC ao longo de décadas reforça sua posição como referência na articulação entre academia, mercado e sociedade, consolidando-se como um espaço de excelência e cooperação para o avanço da computação no Brasil.
Para saber mais sobre a SBC, acesse: https://www.sbc.org.br/