...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

2024 na Uern: um ano de progresso, inclusão e excelência acadêmica

O ano de 2024 consolidou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) como uma instituição de referência em ensino, pesquisa, extensão e inclusão social. Foram avanços notáveis em assistência estudantil, graduação e pós-graduação, bem como na área de infraestrutura e tecnologia, com destaques que marcaram este ano histórico.

Ao longo de 2024, a Uern reafirmou seu compromisso com a excelência e a inclusão, impactando positivamente a vida de milhares de estudantes e das comunidades atendidas pela Universidade. Esse foi um ano marcado pela implementação de iniciativas inovadoras que ampliaram o alcance das ações institucionais e consolidaram a sua posição como um dos principais motores de desenvolvimento no Rio Grande do Norte.

Além disso, a autonomia financeira conquistada recentemente permitiu um planejamento estratégico mais eficiente, garantindo investimentos significativos em infraestrutura, tecnologia e políticas de apoio à permanência estudantil. Esses avanços refletem o esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica em transformar desafios em oportunidades, elevando o padrão de qualidade em todas as áreas de atuação.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: SUPORTE E PERMANÊNCIA GARANTIDOS

A assistência estudantil foi um dos pilares da atuação da Uern em 2024. Com um aumento de 84% no orçamento para políticas de assistência, “tivemos o realinhamento das bolsas e a ampliação de programas como o auxílio alimentação e o auxílio transporte, além da criação de um novo edital para o auxílio à participação em eventos locais, nacionais e internacionais”, destacou Angélica Nogueira, titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Além disso, o número de bolsas do Auxílio Inclusão Digital foi ampliado para 100, fortalecendo a inclusão tecnológica. Esses avanços, segundo Angélica, só foram possíveis graças à autonomia financeira conquistada recentemente, que permitiu o planejamento e investimento na qualidade de vida dos estudantes. A Uern também promoveu eventos como o Jogos Universitários da Uern (Juerns), reunindo mais de 500 estudantes em atividades esportivas e culturais.

ENSINO DE GRADUAÇÃO: MAIS DIPLOMAS E RECONHECIMENTO

A Uern manteve seu compromisso com a formação de qualidade. Em 2024, foram emitidos mais de 1.251 diplomas em seus seis campi, incluindo a inovação na colação de grau de Medicina com entrega de registro profissional imediato. “Também ofertamos mais de 2,5 mil vagas pelo Sisu-Enem e expandimos os projetos de educação tutorial com a criação de um novo grupo PET”, afirmou Fernanda Abreu, pró-reitora de Ensino de Graduação.

A Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) celebrou 20 anos de história e impacto no interior potiguar, enquanto a universidade foi reconhecida pela quinta vez consecutiva com o Selo OAB Recomenda. Estudantes da Uern conquistaram cinco prêmios no Intercom Nordeste, reforçando o destaque acadêmico. Além disso, eventos como o II Fórum Nacional de Pró-Reitorias de Graduação e o I Simpósio de Estágios marcaram o calendário acadêmico.

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: INTERIORIZAÇÃO E INOVAÇÃO

A área de pós-graduação foi outro destaque, com a conquista de três novos cursos de doutorado, nas áreas de Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, em Pau dos Ferros; de Geografia e Ciências Naturais, em Mossoró. A pró-reitora Elany Gurgel enfatizou o compromisso da Uern com a ciência: “Em 2024, tivemos 473 alunos participando do Programa de Iniciação Científica, com um investimento de quase R$ 1 milhão em bolsas financiadas por recursos próprios”.

A Universidade também se destacou em inovação, com a instituição da Política de Inovação e a inauguração de um laboratório de inovação em parceria com o Sebrae. A Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar, realizada em Apodi em colaboração com a Universidade Agrícola da China (CAU), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), representou um marco de internacionalização e apoio ao setor agrícola.

EXTENSÃO: ALCANÇANDO MAIS DE 200 MIL PESSOAS

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) comemorou a ampliação de suas ações em 2024, impactando 202.355 pessoas no Rio Grande do Norte. “Alcançamos mais de 200 mil pessoas e reforçamos a participação em projetos com o terceiro setor”, relatou Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão.

O Festuern, realizado em Caicó pela primeira vez, mobilizou mais de 4 mil pessoas. A extensão também se destacou na curricularização das ações e no fortalecimento de programas como o Uern 60+, voltado à população idosa, e o Selo SUS Aqui Se Ensina, que premiou seis iniciativas da universidade.

Avanços na comunicação incluíram a autorização de um canal da Uern FM pelo Ministério das Comunicações e o reconhecimento como Instituição de Ensino Superior empreendedora no Prêmio RN Júnior 2024.

OLHAR PARA O FUTURO

Com o balanço de 2024, a Uern reforça seu papel como agente de transformação social e acadêmica no estado. A autonomia financeira, citada como fundamental por todos os gestores, permitiu avanços concretos e o planejamento de novas conquistas para 2025.

A Residência Tecnológica Brasil-China simboliza o potencial de inovação e parcerias internacionais para o próximo ano, unindo tecnologia e agricultura familiar para impactar diretamente a qualidade de vida no interior do estado.

O compromisso da Uern com seus estudantes, professores e comunidades continua sendo a essência de sua missão. O futuro reserva mais oportunidades e inovações, consolidando a universidade como um dos maiores patrimônios do Rio Grande do Norte.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support