A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conta com 47 propostas na Lista Oficial de Projetos Certificados pelo Selo ODS Educação 2024. Este é o terceiro ano consecutivo que a Instituição é contemplada com a certificação.
A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, dia 20 de março, a partir das 14h. A iniciativa reconhece o trabalho organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da AGENDA 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.
Na primeira edição, a Uern foi contemplada através de uma iniciativa do ODS 5 (Equidade de Gênero). No ano passado, foram 28 projetos, relacionados em 13 dos 17 objetivos definidos pela ONU. E neste ano, o número de iniciativas contempladas subiu para 47 projetos.
Os coordenadores dos projetos contemplados podem ter acesso ao resultado através da plataforma do Selo ODS.
Para a Assessoria de Governança e Transparência da Uern, Jéssica Figueiredo, a contemplação dos projetos é motivo de orgulho para a instituição. “A participação da Uern nas ações do Selo ODS foi incrível. A cada ano, aumentamos o número de projetos cadastrados. Isso mostra que a Uern é uma universidade que pensa na sustentabilidade, pensa no próximo, é socialmente referenciada, é inclusiva, é includente e que se preocupa também com o meio ambiente”, declara.
O Selo ODS Educação é realizado pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, e UNB 2030. Neste ano, serão contempladas com o selo 74 instituições, entre Universidades federais e estaduais, Institutos federais, Instituições privadas e comunitárias, e centros, colégios e escolas.
De acordo com o Portal das Nações Unidas, Agenda 2023 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, devem implementar um plano, com 17 objetivos, com o fim de concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade.
Projetos contemplados com selo ODS
- Projeto Rede Idiomas sem Fronteiras – ODS 4
- Eletrônica Básica com Arduino – ODS 4
- Ambulatório das Residências em Saúde – ODS 3
- Fuxico de mãe: compartilhando experiências no maio furta cor – ODS 4; ODS 10; ODS 3; ODS 5
- Ensinando às Crianças Aspectos de Higiene – ODS 4
- Monitoria do Cursinho Popular Nísia Floresta: Contribuindo para formação de Mulheres – ODS 5
- Direitos Sexuais e Reprodutivos: escolhas conscientes – ODS 4; ODS 3
- Inclusão de pessoas surdo/cegas: por um instrumento de acessibilidade na esteira das tecnologias assistivas – ODS 10
- A Educação em Direitos Humanos: formação e práticas – ODS 16
- Núcleo De Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos – ODS 16
- Monitoramento dos impactosambientais do uso e ocupaçãodo solo sobre a qualidade da água no trecho urbano do Rio Mossoró – ODS 6
- Resolução de problemas como estratégia no ensino de programação e raciocínio lógico – ODS 4
- Ambulatório integrativo e o cuidado humanescente em saúde por meio das práticas integrativas – ODS 3
- Comissão de inclusão, diversidade e saúde do DGE/FAFIC/UERN – OSD 4
- Centro de Cuidado e Formação Interprofissional em Saúde da População LGBTI+: Ambulatório LGBTI+ da UERN – ODS 3
- Da Sobrecarga Materna ao Cuidado Humanescente: A Importância da Atenção integral às Mães Atípicas – ODS 3
- Fortalecimento da Internacionalização Universitária: um caminho para a educação de qualidade e redução das desigualdades – ODS 4
- Interatec – ODS 10; ODS 5
- Trajetória de uma mulher de sítio em diálogo com os saberes da experiência e os saberes acadêmicos – ODS 10
- A aprendizagem da convivência pacífica na Perspectiva Inclusiva: (Auto) Biografia como uma prática reflexiva de formação no Ensino Superior – ODS 16
- Identificação da Erosão Costeira nas Praias de Alagamar, Pernambuquinho e Barra, Município De Grossos/RN – ODS 14; ODS 13
- Uern Conexão Global: Inclusão e Equidade na Internacionalização do Ensino Superior – ODS 5; ODS 4
- Bem-te-vi: asas e cores – Curso para pessoas gestantes – ODS 5; ODS 3; ODS 4
- Uern 60+ – ODS 4
- Inovar práticas para discentes cadeirantes no Ensino Superior – ODS 10
- Avaliação da qualidade de imagens de super-resolução – ODS 4
- interiorizando, ampliando e fortalecendocuidado humanescente em saúde – ODS 3
- Memórias e saberes de Quilombo experiências de vida nas vozes de mulheres quilombolas – ODS 10
- Ambulatório de Doença de Chagas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ODS 3; ODS 17
- Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) – ODS 10
- Uern Sangue Bom – ODS 17
- Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola – PraLEE – ODS 4
- Observ- Observatório da Saúde do Servidor – ODS 3
- Intervenções em Saúde no Mundo do Trabalho – OSD 3; ODS 5
- Sistema Automatizado de Irrigação Baseado no Método Hargreaves-Samani – ODS 9
- Análise da percepção ambiental dos moradores de Macau, Rio Grande do Norte em relação as mudanças climáticas – ODS 13
- Observatório Potiguar de Inovação do Turismo – ODS 17
- Internacionalização das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência – ODS 4
- FANATicosda Química : Utilizando o teatro de temática científica para divulgar a ciência – ODS 4; ODS 13
- Democratização do Acesso e Permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior: caminhos formativos por entre fios e teias de significados – ODS 4
- E Nasceu o Amor: Acolhimento desde o Pré-Natal – ODS 3; ODS 4; ODS 10; ODS 17
- UERN Vida Saudável – ODS 4; ODS 3; ODS 17; ODS 8
- Memórias E Saberes Ancestrais Dos/As Pioneiros/As Da Louvação ao Baobá Na Cidade De Mossoró/RN – ODS 10
- RELTEC- Reaproveitamento do Lixo Tecnológico (Lixo eletrônico) – ODS 12; ODS 13
- Projeto Transver – Cuidado em Saúde da população TT – ODS 3; ODS 4; ODS 17
- Ética e Bioética na formação dos cursos de Graduação das Ciências da Vida da Uern a partir do Core Curriculum Unesco – ODS 4
- Políticas de Inclusão para estudante com deficiência: contribuições para o acesso e permanência no Ensino Superior – ODS 16