Pesquisadoras da FASSO lançam livros em evento nacional no Espírito Santo

Pesquisadoras da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e áreas afins lançarão livros durante o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). O evento será realizado de 2 a 7 de dezembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.

O lançamento dos livros das professoras da UERN será no dia 2 de dezembro. Serão lançados três títulos: “Direitos Sociais e Políticas Públicas – questões contemporâneas”; “Temas contemporâneos do Serviço Social – Trabalho Geração e Saúde” e “Feminismo e Serviço Social – Debates contemporâneos”.

O livro “Feminismo e Serviço Social – Debates contemporâneos” é uma coletânea de artigos de pesquisadoras e pesquisadores da UERN. Organizado pelas professoras Fernanda Marques, Mirla Cisne e Telma Gurgel, o título discute questões sobre mulheres e feminismo. “Temos texto sobre violência contra mulheres, sobre tráfico de mulheres, movimento feminista, assédio moral contra as mulheres, assédio sexual no trabalho doméstico, famílias, entre outros”, detalha Fernanda Marques. Ela enfatiza que a publicação reúne trabalhos de pesquisadores de várias universidades do Brasil.

O livro “Temas contemporâneos do Serviço Social – Trabalho Geração e Saúde”, organizado pelas professoras Aione Maria da Costa, Gláucia Helena, Iana Vasconcelos e Sâmya Rodrigues é composto por vários artigos de professoras e professores da Faculdade.

A obra “Direitos Sociais e Políticas Públicas – questões contemporâneas” é coordenado pelas professoras Suzaneide Ferreira, Ivonete Soares, Gilcélia Batista, Maria do Perpétuo Socorro e Mara Betânia Jales. O livro também é uma coletânea de vários artigos de professoras e professores do Grupo de Estudo de Políticas Públicas (GEPP), tanto de Serviço Social quanto de áreas afins. O título também traz uma homenagem da FASSO aos 50 anos da UERN.

Para a professora Rivânia Moura, uma das colaboradoras do título, o lançamento da obra em um evento nacional é um reconhecimento importante para a produção científica da UERN. “Primeiro porque o ENPESS é um evento que acontece a cada dois anos e reúne as melhores produções da área do Serviço Social; segundo, porque a publicação no ENPESS impulsiona a circulação nacional das nossas pesquisas e produções. Isso nos deixa muito honrados em poder levar um livro que é fruto de construção coletiva de diversos professores e estudantes. Um livro que surgiu dentro da nossa Universidade, dentro da UERN e agora ganha dimensão nacional”, finaliza.