...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa Uern Ação encerra o ano com recital e já prepara novidades para 2025

Uma tarde quente, marcada não apenas pelo sol, mas pelo calor humano. Foi nesse cenário que aconteceu o recital de encerramento do programa Uern Ação, que reuniu alunos, instrutores e a comunidade em geral, na Fundação Casa do Caminho, em Mossoró. Na ocasião, os próprios estudantes do projeto fizeram apresentações culturais.

O Programa UERN Ação é uma iniciativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e coordenada pela Diretoria de Educação, Cultura e Arte (DECA). Este ano, houve a colaboração de três instituições parceiras: Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto, Fundação Casa do Caminho e Casa Assistencial Nosso Lar, que oferecem a infraestrutura necessária para a realização das atividades.

O pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, fez uma boa avaliação do programa neste ano. “Em 2024 o UERN Ação vai se consolidando cada vez mais. A gente passa a ter uma procura maior de outros pontos da cidade e até de outros municípios, e a gente começa a se organizar de forma que a gente possa atendê-los.”

Nesta edição, o UERN Ação ofereceu 17 cursos distribuídos em 28 turmas, com aulas de balé, teatro, musicalização, atividades esportivas, reforço escolar, dentre outras modalidades, incluindo natação e treinamento funcional kids, que foram novidade em 2024, ampliando o acesso da população ao esporte, à arte, à cultura e à educação. O público estimado foi de 405 participantes ao longo do ano, entre crianças, jovens e adultos.

Para a senhora Marluce Pinheiro, aluna da oficina de música,  o projeto ofereceu a ela uma oportunidade única. “Agradeço muito o que estou vivendo aqui. Estou muito feliz por aprender a cantar”, disse. Já Deiniane da Silva faz aulas de letramento digital há dois anos, e já está colhendo os frutos. “Tem sido uma experiência maravilhosa porque hoje eu sei como ligar um computador, ver videos, procurar pastas, usar o teclado. O professor tem sido maravilhoso. Só tenho a agradecer.”

No decorrer de todo o ano, a troca de experiências é um legado não apenas para os alunos, mas para todos que fazem o Uern Ação. “Esse é um momento de troca. Quando a universidade vem pra dentro da comunidade, ela traz algo, mas recebe muito também. Então o impacto é coletivo, é mútuo”, afirmou a Pró-reitora adjunta de Extensão da Uern, Anairam Medeiros.

Perspectivas para o futuro

Criado em 2018, o programa tem como objetivo principal promover a inclusão e o enriquecimento sociocultural, utilizando a arte como ferramenta educativa para a construção de uma sociedade mais justa e plural, contando sempre com o apoio de entidades parceiras.

A expectativa é que, no próximo ano, o programa cresça ainda mais. “Em 2025, a gente deve fazer a primeira ação do projeto fora de Mossoró, numa parceria com a Orquestra Filarmônica de Pau dos Ferros. Já foi firmado um acordo de cooperação. E a nossa ideia é levar para cada campi um projeto para iniciar o Uern Ação em parceria com as organizações do terceiro setor, chegando assim às pessoas que necessitam”, afirmou Esdras Marchezan.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support