...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN debate biomas do Brasil

Ocorrida entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a a XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve como “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

A semana enfatizou a importância da biodiversidade brasileira, com foco especial no bioma Caatinga, e as contribuições da ciência e das tecnologias sociais para a sua conservação.

O evento reuniu professores, alunos, pesquisadores e a comunidade em geral para debater temas de relevância científica e social.

Eles participaram de mesas-redondas, workshops, minicursos e palestras com especialistas renomados de diversas áreas. Os debates abordaram temas como a integração entre saberes científicos e tradicionais, estratégias de educação para popularização da ciência e o impacto das tecnologias sociais no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do semiárido brasileiro. Houve também discussões sobre a internacionalização da pesquisa e inovação em agricultura sustentável, com destaque para as colaborações entre pesquisadores da residência tecnológica do Brasil e da China.

“A XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN reafirmou o compromisso da universidade com a formação de cidadãos críticos e conscientes das realidades locais, além de estimular o diálogo entre a academia e a sociedade, destacando a ciência como uma poderosa ferramenta de transformação social”, analisou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Ellany Gurgel.

A cerimônia de abertura, transmitida ao vivo pelo canal oficial da UERN no YouTube, contou com a participação da cacica Lúcia Paiacu Tabajara, liderança indígena da região do Apodi, e do Prof. Dr. Leandro Cavalcante, do curso de Geografia da UFRN. Mediadas pelo Prof. Rodrigo Guimarães, da UERN, as palestras trouxeram reflexões profundas sobre a interseção entre conhecimentos tradicionais e avanços tecnológicos, abordando tanto seus impactos quanto o papel das comunidades locais na preservação ambiental e na promoção de soluções sustentáveis.

Na abertura, também foi anunciada a retomada da plataforma Uern Ciência, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg). em parceria com a Agência de Comunicação da UERN. A plataforma visa despertar o interesse da sociedade, especialmente dos jovens, pela pesquisa e pela ciência, destacando as produções científicas da instituição.

Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre a Caatinga, com ênfase em sua riqueza cultural e a urgência de iniciativas para sua preservação.

A semana também proporcionou uma oportunidade para que estudantes apresentassem seus projetos de pesquisa no XX Salão de Iniciação Científica, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de uma visão crítica, interdisciplinar e socialmente responsável.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support