Os(as) graduandos(as) habilitados(as) a participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2024 já podem conferir seus locais de prova. A aplicação será no dia 24 de novembro, em todo o país. Mais de 900 alunos(as) de 31 cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) devem participar.
Realizado todos os anos, o Enade contém um questionário do estudante e uma prova de avaliação composta por itens de formação geral e específicos. O Exame é um dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior e para subsidiar políticas públicas, processos de supervisão e regulação das graduações.
Os 926 estudantes da Uern são dos cursos de Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Música, Pedagogia, Geografia, Filosofia, História, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Química e Física, distribuídos nos campi de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.
Para o professor Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a participação efetiva e compromissada de docentes, técnicos e discentes, alinhada com os objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uern, permitem garantir a oferta de uma educação de qualidade e de excelência à sociedade.
“A união de forças e esforços de nossa comunidade acadêmica, ao longo dos últimos anos, e reforçada a cada grupo Enade, nos leva a confiar em resultados cada vez mais positivos, que reforçam a consolidação da política de avaliação institucional da Uern. Nessa reta final para a prova escrita, agradecemos o empenho de toda a comunidade acadêmica envolvida, chefes de departamento, técnicos administrativos, docentes e, especialmente, discentes a quem desejamos sucesso no exame”, ressaltou.
Neste ano, além da participação dos(as) estudantes respondendo ao questionário e à prova escrita, será preciso avaliar a prática do estágio, que envolve a participação de supervisores(as) de campo, lotados(as) nas escolas da rede de educação básica. Essa avaliação, nesse ciclo avaliativo, será apenas diagnóstica.
Confira o local de prova no sistema Enade.