Uern promove ação de incentivo à doação de cabelos

Dentro da programação em alusão ao Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá uma ação de incentivo à doação de cabelos para confecção de perucas, que serão doadas a pacientes em tratamento contra o câncer. A iniciativa será nesta quarta-feira, 16, das 8h às 11h, no Campus Mossoró.

O corte solidário será realizado na sala da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), no Centro de Convivência da Uern Mossoró, com os cabeleireiros Mariana Cardoso e Lucas Olliver. A ação é aberta para qualquer pessoa que deseje doar o cabelo, seja natural ou tingido, e não precisa de inscrição prévia.

Para doar, é necessário ter no mínimo 20 cm de cabelo. Após o corte de cabelo, o doador irá fazer uma foto com o fotógrafo Pacifico Medeiros, para a galeria da rede de solidariedade.

As mechas resultantes dos cortes serão destinadas para a confecção de perucas para empréstimo a pacientes em tratamento oncológico.

A doação de cabelos é um gesto simples que ajuda muita gente. Muitas pessoas em tratamento contra o câncer perdem os cabelos, que acaba afetando a autoestima e até o tratamento dos pacientes. Ao receber uma peruca, a pessoa com câncer recebe um grande apoio e sente-se mais capaz de continuar o tratamento.

Além do corte solidário, paralelamente, na quarta-feira, 16, será realizada uma roda de conversa sobre o outubro rosa, com o título “Diálogos sobre a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e da vida após o câncer”, com a mastologista Dra. Carolina Diógenes, a enfermeira aposentada Maria Elisabete, a psicopedagoga Iara Maria Canuto Queiroz, e com a Neide Melo, voluntária da Liga do Câncer.

Durante o evento, será aberta também a campanha de doações de roupas para o bazar da liga contra o câncer, que será revertido em próteses mamárias. O bazar solidário será até o dia 31 de outubro. Os pontos de arrecadação serão na Progep, na Faculdade de Enfermagem (Faen), Biblioteca Central, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), e na Facs.

A programação contará ainda com cadastro SUS Digital, nas residências universitárias femininas do Campus Mossoró, no dia 16. Nos dias 17, 24 e 31 serão realizados exames preventivo ginecológico para as servidoras e terceirizadas da Uern, no ambulatório da Facs.