Feira do Livro de Mossoró 2024: encerramento e homenagem ao poeta Antônio Francisco

Mossoró se despediu de mais uma edição da Feira do Livro com muita emoção e celebração da cultura regional. Realizada na Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Feira se consolidou como um espaço de valorização das letras e da educação, destacando-se pela diversidade de eventos e pela homenagem ao poeta mossoroense Antônio Francisco, que comemorou seus 75 anos de vida e sua carreira.

O jornalista Rilder Medeiros, organizador da Feira, expressou sua gratidão à Uern, ressaltando a importância de um ambiente universitário para a realização de um evento dessa magnitude. “Essa Feira tem um espírito muito forte”, afirmou, visivelmente emocionado, ao relembrar as dificuldades de anos anteriores. Ele destacou que a parceria com a Uern foi fundamental, transformando o espaço da universidade em um “ambiente mágico”, adequado para o encontro de escritores, estudantes e amantes da literatura.

No Palco das Letras, o jovem poeta Jadson Lima, oriundo do bairro Bom Jesus, emocionou o público com recitações dedicadas a Antônio Francisco. Suas palavras ressoaram como um tributo ao poeta homenageado, celebrando não apenas sua obra, mas também sua contribuição para a cultura potiguar. O próprio Antônio Francisco, em um momento tocante, compartilhou histórias de sua vida no sertão e recitou cordéis que exploram as raízes sertanejas, encantando todos os presentes com sua autenticidade.

O evento contou também com a participação de Fabiano Moreira, do Núcleo do Livro, que conduziu um painel ao lado do escritor Marcos Vinícius e do xilogravurista Jefferson Campos. O painel abordou “A Influência do Sertão na Literatura Potiguar”, explorando como a vida no sertão molda a obra dos autores locais e reafirmando a importância das experiências sertanejas na construção da identidade cultural.

A reitora Cicilia Maia não conteve a emoção ao agradecer a todos os envolvidos. “Estou com o coração agradecido e emocionado por mais uma edição da Feira na Uern”, declarou. Cicília também aproveitou para enaltecer Rilder Medeiros por sua dedicação: “Quero agradecer a você por nunca desistir da Feira do Livro”. Ela ressaltou a importância de homenagear pessoas como Antônio Francisco ainda em vida e destacou o impacto do evento na vida dos estudantes: “Os nossos estudantes ressignificaram as suas aulas”.

O encerramento foi marcado também por uma roda de conversa entre mulheres pesquisadoras, incluindo Aryana Costa, Fernanda Abreu, Hosana Mirele e Silvana Gurgel, que discutiram suas experiências e trajetórias no meio acadêmico, inspirando o público presente. A professora Jacimária Medeiros mediou a conversa, dando espaço para as pesquisadoras compartilharem seus desafios e conquistas no ambiente literário e científico.

A edição de 2024 da Feira do Livro de Mossoró demonstrou o potencial transformador da literatura e reafirmou o papel da Uern como espaço de promoção da cultura e do saber. Ao final, a mensagem deixada pelos organizadores, escritores e público foi unânime: a literatura continua viva e pulsante em Mossoró, com as letras e a educação se perpetuando na vida de todos os envolvidos.

Fotos: Luziária Machado/Uern