Feira do Livro de Mossoró termina com avaliação positiva dos expositores e maior participação popular

Na última sexta-feira (11), a Feira do Livro de Mossoró encerrou mais uma edição, realizada na Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Com um público estimado de 15 mil visitantes, o evento foi bem recebido pelos expositores, que elogiaram a nova localização e destacaram o aumento na movimentação e nas vendas.

Novos Horizontes e Velhos Conhecidos

Alan Nascimento, que participa da Feira há três anos, notou uma melhoria significativa em comparação com edições anteriores. Ele, que veio de Fortaleza com uma loja de souvenirs e faz circuitos literários, afirmou: “Foi bem melhor, a localização ajudou. Diria que aumentou uns 20% de movimentação”. A visão positiva sobre o local foi compartilhada por outros expositores, incluindo Iago Marinho, de Juazeiro do Norte, que participou pela primeira vez com sua papelaria artesanal e autoral. “Gostei bastante, achei o evento interessante”.

Iago Marinho é de Juazeiro do Norte (CE), trabalha com papelaria artesanal e autoral e participou da Feira pela primeira vez (Foto: Nathan Figueiredo/Uern)

Satisfação Entre os Expositores

Expositores veteranos também aprovaram a mudança. Antônio Erivan, da Telos Editora, de São Paulo, que participa da Feira há seis anos com foco em literatura infantil, avaliou a experiência como positiva. “Viemos para divulgar e expandir a editora, e foi positiva a experiência. Pretendemos voltar”, disse. Irineu Jucimo Filho, gerente da Independência de Mossoró, destacou o aumento de cerca de 60% no público em relação ao ano passado: “Foi bem melhor que no ano passado. Houve aumento nas vendagens, mas ainda não temos como estimar”.

Washigton Pereira, representante da Editora Paulus, também celebrou a maior circulação de pessoas. Para ele, “circulam mais pessoas, então agregou ao evento. Vendemos mais também. De visitação e vendas, tivemos melhoria”. Já Edna Carvalho, proprietária da Livraria Mãe Rainha, destacou as oficinas literárias como um diferencial importante: “Percebemos um movimento maior. Este ano teve um diferencial: as oficinas literárias, isso enriqueceu muito a Feira”.

Antônio Erivan, da Telos Editora de São Paulo, participa da Feira há 6 anos. Ele gostou do novo local (Foto: Nathan Figueiredo/Uern)

Conveniência e Ambiente Atrativo

Para expositores como Katia Andrade, que está presente desde 2009, e Elisângelo Fernandes, da Arte e Saber, com mais de uma década de participação, o novo local tornou o evento mais central e acessível ao público universitário. “Melhorou bastante este ano, ficou mais central, teve uma participação maior do público da Uern e também da população”, observou Elisângelo, que destacou a climatização das salas e a sinalização como aspectos que contribuíram para uma experiência agradável.

Alfredo Xavier, da Artbooks, valorizou a proximidade da entrada principal: “Por se realizar numa universidade, acho que é positivo, o evento ganha”.

Um Futuro Promissor para a Feira

A Feira do Livro de Mossoró segue como um evento cultural de grande importância para a cidade e região. Com uma avaliação amplamente positiva dos expositores, o evento parece ter encontrado na Uern um espaço que favorece o contato direto com o público, enriquecendo a experiência tanto para os visitantes quanto para os profissionais do setor. A expectativa é que, nas próximas edições, a Feira continue a se expandir e aprimorar suas atividades, tornando-se cada vez mais relevante no calendário cultural do Rio Grande do Norte.