Ambulatório da Facs agora oferece serviço de eletrocardiograma com laudo para a comunidade

O Ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está disponibilizando um novo serviço de ECG com laudo, acessível a toda a comunidade. Para agendar o exame, os interessados devem comparecer à secretaria do ambulatório com os documentos necessários: solicitação do exame, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que mede a atividade elétrica do coração e é fundamental para diagnósticos iniciais em cardiologia. Agora, com o serviço oferecido pela Uern, moradores da região têm acesso facilitado a essa importante avaliação.

Segundo o professor Flávio Veras, coordenador do projeto, o serviço surge como uma extensão da universidade, contribuindo significativamente para o sistema de saúde pública. “O projeto de extensão tem o objetivo de aperfeiçoar a análise de eletrocardiogramas. Assim, os pacientes da rede pública, especialmente aqueles atendidos nas unidades básicas de saúde, podem realizar o exame no ambulatório”, explica Veras.

Ele destaca que o processo é simples: o paciente, com a solicitação médica, comparece ao Ambulatório da Facs com a documentação necessária e agenda o exame. “O laudo é emitido no mesmo dia, às terças e sextas-feiras à tarde, o que acelera o encaminhamento e o tratamento”.

Esse novo serviço facilita o trabalho dos médicos nas unidades básicas de saúde, que, com o laudo em mãos, podem definir rapidamente os próximos passos para o paciente. “O eletrocardiograma é um exame inicial essencial, muitas vezes capaz de detectar anormalidades que direcionam o paciente para exames mais complexos. Com o laudo, o médico na unidade básica já consegue tomar decisões sem que o paciente precise de uma consulta especializada, algo difícil de conseguir no SUS, especialmente na cardiologia”, pontua o professor.

A iniciativa da Uern demonstra o compromisso da instituição com a saúde pública, ao ampliar o acesso a exames de qualidade e facilitar o atendimento cardiológico para a comunidade.