Governo do RN reforça expansão da Uern com doação de imóvel para segunda sede em Assú

Na celebração dos 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a governadora Fátima Bezerra, em sua qualidade de chanceler da Instituição, anunciou um significativo avanço para a educação superior no estado: a doação de um terreno localizado no município de Assú para o fortalecimento do campus da Uern na região, onde será instalada a segunda sede da Universidade na cidade.

O projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prevê a doação do imóvel para a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação, além de atividades de formação de professores e desenvolvimento de projetos tecnológicos e de pesquisa. O documento destaca a necessidade de novos espaços físicos para atender às demandas dos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia, assim como para os programas de mestrado e de preparação formativa de professores da educação básica.

Durante a solenidade, a governadora ressaltou a importância da Uern como “um farol a nos iluminar, na defesa da liberdade, da democracia e da cidadania”. A fala reflete o reconhecimento da Instituição como uma peça chave no desenvolvimento regional e na promoção do ensino superior público de qualidade.

A criação de uma segunda sede em Assú integra uma série de ações do governo estadual para fortalecer e expandir a presença da Uern em todas as regiões do estado, promovendo o acesso ao ensino superior e incentivando o desenvolvimento local por meio da educação. O fortalecimento do campus de Assú é visto como um passo essencial para a consolidação da Universidade como um vetor de desenvolvimento social e econômico.

Com a aprovação esperada na Assembleia Legislativa, a expectativa é de que a nova sede da Uern em Assú possa, em breve, iniciar as obras de expansão e readequação do espaço, oferecendo melhores condições para alunos, professores e a comunidade acadêmica.

A governadora encerrou seu discurso com um desejo de crescimento contínuo para a Uern: “Que venham muitos anos de crescimento e de vitória para a querida Uern.”