Governo do Rio Grande do Norte se instala em Mossoró até sábado (28)

A governadora Fátima Bezerra instalou a sede do governo estadual na reitoria da Uern, na manhã da quinta-feira (26), de onde permanecerá trabalhando com parte da equipe de secretários e secretárias, até o próximo sábado (28). Abrindo a solenidade de instalação do governo, no pátio da Reitoria, ao lado do vice-reitor Chico Dantas, a reitora Cicília Maia deu as boas vindas à governadora e à equipe dela.

“É com grande emoção que, mais uma vez, recebemos o Governo do Estado do Rio Grande do Norte em nossa casa, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nesta ocasião tão especial, em que celebramos os 56 anos da Uern, sob o tema “Saber que acolhe”. Sentimos a alegria de sermos, mais uma vez, escolhidos como a sede do Governo do Estado”, destacou a reitora.

“Este gesto, que a governadora Fátima Bezerra faz questão de repetir a cada ano, demonstra o reconhecimento inquestionável do papel da Uern no desenvolvimento do nosso Estado. A instalação do Governo aqui não é apenas simbólica, mas um claro testemunho da força transformadora que nossa Universidade representa para o Rio Grande do Norte. Ela nos aproxima, ainda mais, da população potiguar e dos municípios vizinhos, descentralizando as decisões e fazendo do espaço universitário um canal direto entre a sociedade e o poder público”, acrescentou, relembrando as conquistas da autonomia administrativa e financeira, bem como do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos docentes e técnicos.

A reitora aproveitou ainda para ressaltar que continua contando com o apoio da governadora Fátima Bezerra e da Assembleia Legislativa, na oportunidade representada pelas deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio, para conquistas futuras, como a recomposição salarial dos servidores da Universidade, que já tramita na Casa.

A governadora Fátima Bezerra reafirmou que a instalação do Governo na capital do Oeste potiguar é um reconhecimento ao protagonismo da Uern e de Mossoró, ao qual chamou de “farol da liberdade” para o RN e para o Brasil. Ele ressaltou que a iniciativa é para prestigiar o aniversário da Universidade e a cultura e história local, destacando a Festa da Liberdade, que ocorre na cidade para homenagear o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, cinco anos antes da Lei Áurea, a Resistência ao bando de Lampião e o 1º Voto Feminino.

Dentre as agendas em Mossoró e região, a governadora destacou a instalação da primeira residência tecnológica Brasil/China das Américas, que permitirá o intercâmbio e troca de conhecimentos entre pesquisadores de vários países na área da agricultura familiar. “Isso é mais um fruto da nossa cooperação internacional com o governo chinês, por meio da Universidade Agrícola da China, e vai contribuir imensamente no processo de modernização e uso de equipamentos pelos nossos agricultores familiares, por meio de um plano de trabalho construído em parceria com a Cau e Uern, IFRN, Ufersa e Sedraf”, disse.

“Aqui em Mossoró também faremos uma celebração ao nosso turismo, com a exibição de mais um episódio da websérie “Vem Ver”, resultado de uma parceria da Emprotur, Setur, UERN TV e Funcitern. De antemão quero parabenizar toda a equipe envolvida neste belíssimo projeto que está apresentando nosso RN ao Brasil e ao mundo, através dos talentos locais do nosso audiovisual”, disse, finalizando que chegou a hora de colher frutos do trabalho desenvolvidos até aqui.

A solenidade de implantação do Governo em Mossoró foi prestigiada por secretários e secretárias estaduais, vereadores de Mossoró, lideranças políticas da região e técnicos, docentes e estudantes da Uern.

Nesta sexta-feira (27), a governadora Fátima Bezerra, chanceler da Uern, participará da Assembleia Universitária, em comemoração aos 56 anos de aniversário da fundação da Universidade, no Requinte Buffet, a partir das 15h.