11º Fórum de Comissões de Qualidade de Vida promove o bem-estar no serviço público

O 11º Fórum de Comissões de Qualidade de Vida – Região Oeste Mossoró foi realizado na manhã de hoje, dia 26 de setembro, no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), em Mossoró. O evento, que reuniu servidores de diversas regiões do estado, teve como principal objetivo fortalecer as ações de bem-estar dos servidores públicos estaduais, além de difundir práticas exitosas adotadas em diferentes repartições.

A reitora da Uern, Cicilia Maia, destacou a importância da humanização dos serviços e da colaboração mútua com o Governo do Estado para a promoção de uma melhor qualidade de vida. “É sempre uma satisfação quando nos juntamos para melhorar a qualidade de vida. A nossa Universidade está sempre à disposição. Quando temos um fórum de qualidade de vida na Uern, vamos potencializar para toda a sociedade. Essa Universidade é gigante, do tamanho dos nossos sonhos. Por isso temos gente cuidando de gente. Essa Universidade é de cada um de vocês”, afirmou Cicilia, ressaltando a relevância da integração entre a Universidade e a comunidade.

O Secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes de Araújo Neto, também esteve presente no evento e agradeceu a recepção calorosa da Uern, destacando a parceria constante entre a Instituição e o Governo do Estado. Ele mencionou a publicação de um decreto pela governadora para implementar políticas de saúde mental em todas as repartições públicas, reforçando a valorização do servidor como um pilar essencial para o bom funcionamento do governo. “O governo é o maior empregador do estado. Nossa folha tem 112 mil pessoas. Todo mês temos que juntar R$ 800 milhões. Para que o Governo faça isso, é preciso cuidar do servidor. A primeira coisa é pagar o salário, e em dia. Depois de cumprir essa parte do salário, partimos para esse momento de integração, com relação à saúde mental”, enfatizou Pedro Lopes, ao reforçar que o cuidado com a saúde mental é um dos caminhos para se obter melhores resultados no serviço público.

A programação do evento contou com a palestra “A Importância do Coletivo na Promoção da Saúde Mental e seus Reflexos no Ambiente de Trabalho”, além do lançamento do livro do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), que tem se destacado pela atuação em todos os campi da Universidade.

O fórum também trouxe apresentações das ações desenvolvidas pelo Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), práticas integrativas complementares, e atividades da Escola de Governo, como cursos e programas de apoio à aposentadoria. Outro ponto alto foi a apresentação das ações de saúde realizadas na Região Oeste, com a participação do Hospital Tarcísio Maia e do Hemocentro Mossoró. O evento segue à noite com a iniciativa “Servidores em Cena”, que visa valorizar talentos artísticos dos servidores estaduais.

Confira registros do evento neste link.

Foto: Vitória Ellen (estagiária)