A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) será palco de mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024. O evento será realizado neste sábado, 21, das 9h às 12h, no Departamento de Educação Física no Campus Mossoró.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento é direcionado a crianças, adolescentes e jovens, com e sem deficiências, oferecendo uma experiência inclusiva e lúdica nos esportes paralímpicos.
Serão promovidas três modalidades paralímpicas: Bocha, Futebol e Vôlei Sentado. Os participantes serão recebidos no momento do credenciamento, quando receberão camisetas do festival. As atividades esportivas serão conduzidas por profissionais capacitados, garantindo uma experiência segura e divertida para todos. Ao final das atividades, será oferecido um lanche para os participantes.
O Festival contará ainda com a exibição de um vídeo com depoimentos de paratletas, compartilhando suas histórias e conquistas no esporte paralímpico. Essa apresentação tem o intuito de inspirar e motivar os jovens participantes a se envolverem no movimento paralímpico.
A proposta do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 é promover a inclusão social e a interação entre todos os participantes, destacando a importância do esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento. Este é o segundo ano que a Uern participa da iniciativa.
De acordo com a professora Maria Irany Knackfuss, da Faculdade de Educação Física (Faef) e coordenadora Institucional do Centro Paralímico da Uern, o evento é de fundamental importância para a instituição. “Além de estarmos trabalhando de forma inclusiva, oferecendo a crianças e jovens com deficiência a oportunidade de praticar uma modalidade esportiva, também estamos contribuindo com a formação dos nossos graduandos”, destaca.
Para ela, “a partir do momento em que se possibilita a vivência com crianças através da prática da atividade esportiva, nossos alunos poderão voltar para suas cidades e trabalhar com essas atividades, oportunizando mais crianças e pessoas com deficiência. É uma forma de abrir mercados de trabalho para nossos alunos”.
O Festival Paralímpico 2024 ocorrerá em 120 localidades espalhadas pelas 27 unidades federativas do país. O evento proporciona a crianças com deficiência a vivência de modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.