Feira das Profissões inicia nesta terça-feira e deve reunir 3.500 estudantes do Ensino Médio

Mais de 3.500 estudantes do Ensino Médio deverão participar da edição 2024 da Feira das Profissões da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A programação será realizada nesta terça-feira, 17, no Campus Mossoró, e na quinta-feira, 19, nos campi de Natal, Pau dos Ferros, Patu e Caicó, abrangendo atividades presenciais e remotas.

A Feira das Profissões é uma ação organizada pela Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (DEAC), com foco nos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que em breve poderão ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O evento tem como principal objetivo aproximar os estudantes do ensino médio da realidade acadêmica e dos cursos oferecidos pela instituição.

No total, 62 escolas da rede básica se inscreveram para participar do evento, sendo 29 escolas inscritas para visitação em Mossoró; e
33 Escolas inscritas para visitação nos Campi (Natal, Patu, Pau dos Ferros, Caicó).

Durante a Feira, os estudantes poderão conhecer s instalações da universidade, como salas de aula, laboratórios e demais dependências. Ademais, os visitantes poderão conhecer de perto a estrutura de cada curso, os perfis profissionais e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Ao longo da programação da Feira das Profissões haverá uma estrutura reforçada para receber os estudantes, incluindo tendas de orientação e maior sinalização visual nos campi. Além disso, a recepção dos estudantes será realizada por monitores e professores, que auxiliarão na organização e no esclarecimento de dúvidas.

Os visitantes terão a oportunidade de participar de workshops práticos, conhecer laboratórios, projetos de ensino e extensão, além de assistir a relatos de experiências de docentes e discentes. No Campus de Natal, as atividades da tarde ocorrerão de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do campus no YouTube, permitindo que escolas de diferentes localidades acompanhem a programação.

A feira conta com a participação ativa das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão (Proex), bem como da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que intensificaram os esforços para tornar o evento ainda mais interativo e acolhedor.