Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) aprovou a minuta de resolução que estabelece a Política de Gestão da Informação Técnico-Científica do Repositório Institucional da Uern. O encontro ocorreu de forma virtual com transmissão pelo YouTube da Uern Oficial.
O Repositório Institucional da Uern tem como objetivo fortalecer a divulgação do material científico produzido por estudantes, docentes e técnicos administrativos da Universidade. Poderão ser feitos depósitos de monografias, dissertações e teses defendidas nos cursos/programas de Graduação, bem como livros, capítulos de livro, folhetos, artigos, trabalhos apresentados, guias e manuais, produções culturais, fotos e vídeos.
Após a implantação do repositório institucional, caberá ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Uern, conjuntamente com a Superintendência de Tecnologia da Informação, a manutenção e o gerenciamento do Repositório.
Para a reitoria, Cicília Maia, a Política de Gestão da Informação Técnico-Científica do Repositório Institucional da Uern representa um grande ganho para a divulgação científica no âmbito da Universidade. “O Repositório é um instrumento que vai dar robustez a nossa divulgação científica”, reforça.
Durante a reunião do Consuni, também foram empossados os vice-diretores das Faculdades de Ciências da Saúde (Facs) e de Serviço Social (Fasso), Álvaro Lima e Rivânia Moura, respectivamente, como conselheiros. Álvaro Lima agradeceu a acolhida no Consuni. Rivânia Moura também agradeceu a recepção e reforçou o seu compromisso nas pautas a favor da Uern.
Também foi escolhido o novo membro na categoria estudante para compor o Conselho de Comunicação da Uern. A jornalista Luziária Machado, representante do Gabinete no Conselho, destacou a importância do instrumento na Universidade.
“O Conselho de Comunicação tem como objetivo traçar as diretrizes da comunicação dentro e fora da Universidade. Nem todas as universidades têm esse conselho, o que representa um passo importante que a Uern deu, e nos coloca em lugar de destaque entre as universidades públicas”, avalia Luziária Machado.
A estudante Damylle Cristiane se dispôs a fazer parte do Conselho de Comunicação e seu nome foi aprovado pelo Colegiado.
A reunião do Consuni pode ser assistida na íntegra através deste link.