Projeto de Extensão da Uern lança concurso de minicontos sobre emancipação de escravizados em Mossoró

O Projeto de Extensão “Procurando Rafael”, promovido pelo Departamento de História (DHI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está realizando um concurso literário de minicontos com uma temática histórica e de grande relevância: a emancipação das pessoas escravizadas em Mossoró.

Com inscrições abertas até o dia 20 de setembro, o concurso é voltado para a comunidade acadêmica da Uern, incluindo docentes, discentes e servidores técnicos. A proposta é celebrar o protagonismo de personagens negros e negras no contexto da abolição da escravidão em Mossoró, que teve seu marco em 30 de setembro de 1883, data esta estampada na bandeira, no brasão e no hino da cidade.

De acordo com a equipe do projeto “Procurando Rafael”, as fontes sobre a experiência das pessoas escravizadas em Mossoró ainda são escassas. Assim, o concurso busca recorrer à arte literária para contribuir com a construção dessa memória histórica. Através de minicontos, os participantes poderão refletir e criar narrativas que valorizem o papel dos negros e negras na luta pela emancipação e pela liberdade.

O concurso faz parte dos esforços do projeto de extensão para promover a discussão sobre a escravidão, seus impactos e as formas de resistência negra, especialmente na cidade de Mossoró. A participação da comunidade acadêmica da Uern é um convite para que todos possam contribuir com uma nova perspectiva histórica através da criação artística.

As regras do concurso estão disponíveis no perfil do Instagram do projeto “Procurando Rafael”. Além disso, os interessados podem obter mais informações e seguir os passos para inscrição diretamente na bio do Instagram.

A equipe organizadora destaca a importância de envolver a comunidade na construção de uma memória coletiva que não se restringe apenas às narrativas oficiais, mas que é ampliada por vozes que buscam dar protagonismo àqueles que historicamente foram silenciados.

“Bora construir essa memória com a gente?”, conclama a equipe do projeto, que espera uma participação expressiva da comunidade uerniana para dar mais cores e vozes à história de Mossoró.

O “Procurando Rafael” é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de História da Uern e tem como objetivo o resgate e a construção da memória histórica em torno da escravidão e da luta pela emancipação das pessoas escravizadas na cidade de Mossoró.