Faculdade de Direito celebra conquista do Selo OAB pela quinta vez consecutiva

A Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou, nesta quinta-feira, 05, a conquista do Selo OAB Recomenda pela quinta vez consecutiva. A solenidade, realizada na área externa da faculdade, debaixo das mangueiras, reuniu professores, alunos e autoridades acadêmicas para comemorar esse reconhecimento de excelência.

A Uern tem sido agraciada com o selo desde a edição de 2010/2013, seguido pelas edições de 2013/2016, 2016/2019, 2019/2022, e agora, na edição mais recente de 2022/2025. Tanto o curso de Direito em Mossoró quanto em Natal figuram entre os melhores do país, com o campus de Natal recebendo o selo desde 2016.

Em seu discurso, a Reitora Cicília Maia destacou o significado dessa conquista para a Universidade, lembrando o esforço coletivo ao longo dos anos. “Poderíamos criar vários retratos, cada um com uma história para contar, e não tem como não lembrar daqueles que vieram antes de nós, que enfrentaram dificuldades, como meses sem salários, mas seguiram acreditando na educação e na Uern”, afirmou. Cicília também ressaltou a importância de sonhar com uma sociedade mais justa e o papel dos alunos nesse processo. “Se estamos aqui contando essa história, é porque alguém esteve aqui antes. Vocês são os verdadeiros protagonistas da história da Universidade”, disse.

A diretora da FAD, Professora Inessa Linhares, celebrou o momento como um marco importante para a faculdade. “Este é mais um momento histórico para a nossa FAD, que reafirma a qualidade do ensino jurídico que oferecemos. O selo da OAB não é apenas uma certificação, mas uma honraria que atesta a excelência do nosso trabalho”, disse Inessa. Para a professora, o reconhecimento também traz a responsabilidade de continuar elevando o nível do curso, sempre com foco na formação ética e humanista. “Formamos profissionais com cuidado ético e humanista. Que possamos continuar escrevendo, de forma brilhante, a história da FAD”, concluiu.

O decano da FAD, Professor Marcos Araújo, compartilhou uma lembrança pessoal de sua época como estudante da Uern, emocionando o público. “Eu fui aluno dessa Universidade, morava no bairro Inocop e trabalhava. O que me inspira hoje é olhar para vocês e dizer: há continuidade na história da Uern”, afirmou. “Vocês são os edificadores de uma nova sociedade. São pelos olhos de vocês que vejo o futuro”, completou o professor, salientando o papel central dos alunos na construção de um amanhã mais promissor.

Representando os discentes, Paula Janine Costa Carlos, do Centro Acadêmico Rui Barbosa (CARB), expressou a gratidão dos alunos e egressos pela conquista. “Hoje, em nome de todos, venho expressar nossa gratidão por este selo, que reflete a excelência do curso ao longo desses anos”, disse Paula. Ela registrou o compromisso do centro acadêmico em continuar contribuindo para o crescimento e reconhecimento da FAD.

A solenidade foi mais do que uma celebração, foi um momento de reflexão sobre o compromisso da FAD em manter a excelência no ensino jurídico e a formação de profissionais comprometidos com a justiça social. O Selo OAB, conquistado pela quinta vez consecutiva, é um símbolo do trabalho contínuo da Universidade em oferecer educação de qualidade e formar cidadãos éticos e responsáveis.

Confira registros da solenidade neste link.

Fotos: Vitória Ellen – Estagiária