Uern abre inscrições para o Programa de Monitoria do Semestre 2025.1

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) anunciou a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria (PIM) referente ao semestre letivo 2025.1. O período de inscrições inicia em 5 de setembro de 2024 e se estende até 4 de outubro de 2024. Durante esse prazo, os departamentos acadêmicos deverão submeter os projetos de monitoria, e os estudantes interessados poderão se inscrever como monitores.

O edital nº 118/2024, publicado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), regula o processo seletivo do PIM, que tem como objetivo promover a melhoria do ensino de graduação na Uern. Entre os principais objetivos do programa estão:

Fortalecer o Processo Formativo: Incentivar a participação ativa de estudantes de graduação, integrando ensino, pesquisa e extensão.
Fomentar a Iniciação à Docência: Permitir que os estudantes participem de atividades pedagógicas, culturais, científicas e tecnológicas, desenvolvendo competências relacionadas ao campo da docência.
Aprimorar Métodos de Ensino: Implementar novas abordagens teórico-metodológicas nos componentes curriculares.
Mitigar Problemas Acadêmicos: Combater o baixo desempenho acadêmico, repetência, evasão e desmotivação entre os estudantes.

Vagas e Modalidades de Monitoria

O processo seletivo oferece 56 vagas para monitoria remunerada. A seleção dos candidatos a essas vagas será baseada na produção científica dos orientadores, comprovada pelo Currículo Lattes no período de 2021 a 2024. Além das vagas remuneradas, há oportunidades para monitoria não remunerada, com ambos os tipos de monitoria seguindo os mesmos requisitos e condições.

Os monitores remunerados receberão uma bolsa de R$700,00 mensais, dividida em quatro parcelas iguais durante o semestre.

Critérios de Seleção e Requisitos

Os candidatos a monitor devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação da Uern e ter concluído com êxito o componente curricular correspondente ao projeto de monitoria. Além disso, os monitores precisam se comprometer com uma carga mínima de 12 horas semanais dedicadas às atividades de monitoria.

Para os orientadores, é necessário ser docente efetivo da Uern, ter seus projetos de monitoria aprovados pelo departamento acadêmico e não ter pendências com o programa. Todos devem cumprir rigorosamente os critérios estabelecidos no edital.

Cronograma e Resultados

O resultado parcial da homologação dos projetos de monitoria será divulgado em 11 de outubro de 2024, com um prazo para interposição de recursos até 14 de outubro de 2024. O resultado final será publicado em 18 de outubro de 2024.

Para mais detalhes, acesse o edital neste link.