...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de “Virada Cultural Amazônia de Pé 2024” com programação diversificada

Há dois anos, setembro tem sido um mês de celebração e de resistência na Amazônia de Pé. Com a atividade “Virada Cultural Amazônia de Pé 2024”, instituições e entidades de todo o país celebram as culturas amazônicas e toda sua riqueza de identidades e expressões artísticas, bem como denunciam os ataques contra a floresta, seus povos e o clima.

Neste ano, a programação em defesa da Amazônia será entre os dias 05 e 08 de setembro. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) integrará as atividades, com uma variada programação que inicia na próxima quinta-feira, 5, no campus Mossoró e em escolas públicas no município.

A programação é organizada pelo grupo de pesquisa Geografia Física do Semiárido, do Departamento de Geografia, e estudantes de do componente curricular Educação Ambiental (6º e 8º períodos). A abertura será na quinta-feira, 5, com coletas de assinatura e diálogos no campus Mossoró, no período da manhã e tarde.

À noite, a partir das 19h30, haverá exposição sobre a Amazônia, seus serviços ecossistêmicos e sua importância no contexto das mudanças climáticas, e uma roda de debate na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

No dia 6 de setembro, serão realizadas visita a Escolas Públicas de Mossoró, onde haverão rodas de conversa e oficinas de pintura.

Já no dia 07 de setembro, será realizado o Dia da Amazônia, com atividades em diferentes municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará. O momento contará com uma ação comunitária, a proposta é que todos os estudantes entrevistem seus vizinhos, familiares ou membros da comunidade rural sobre o conhecimento e a percepção sobre o Dia da Amazônia.

O evento tem como objetivo promover a sensibilização da população brasileira no apoio à garantia dos direitos dos povos da Amazônia e na preservação do território, além de incentivar ativistas e coletivos, em especial os da região amazônica, em sua mobilização por Justiça Climática.

Confirma a programação na Uern:

Dia 05/09
Momento Cultural e Informativo na Uern Mossoró:

* Exposição Cultural: Organização de um momento cultural na Fafic da Uern, com uma exposição sobre a Amazônia, seus serviços ecossistêmicos e sua importância no contexto das mudanças climáticas.

* Atividades:
–  Apresentações artísticas.
– Painéis informativos sobre a Amazônia e as mudanças climáticas.
– Discussões sobre o papel do Brasil na COP 30.

Dia 06/09
Visita a Escolas Públicas de Mossoró:
* Roda de Conversa: Visita a três escolas públicas de Mossoró para discutir educação ambiental, mudanças climáticas, a importância da Amazônia e a COP 30 em Belém.

* Oficina de Pintura: Realização de uma oficina de pintura e representação cultural da Amazônia brasileira, incentivando a expressão artística e a conscientização ambiental dos alunos.

Dia 07/09 – Dia da Amazônia
Atividade em Diferentes Municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará.

* Ação Comunitária: Todos os estudantes irão entrevistar seus vizinhos, familiares ou membros da comunidade rural sobre o conhecimento e a percepção sobre o Dia da Amazônia.

o Perguntas Norteadoras:

  • Você sabe que existe um Dia da Amazônia?
  • Qual a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo?
  • O que você sabe sobre a COP Clima?
  • Qual é o papel dessa reunião no debate sobre mudanças climáticas?

o Explicação: Os estudantes irão explicar a importância da Amazônia, mencionar que a COP Clima de 2030 ocorrerá em Belém e destacar o papel do Brasil nas discussões e soluções para as mudanças climáticas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support