A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promove nesta sexta-feira, 30 de agosto, no Campus Caicó, às 8h, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde), marcando o início da primeira turma do programa na instituição. O Profsaúde é realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública.
A aula inaugural tem como tema “O papel transformador da pós-graduação na saúde coletiva: a contribuição do mestrado profissional para o fortalecimento da saúde no Rio Grande do Norte” e será ministrada por Cordélia Maria de Araújo, diretora da Regional de Saúde. Graduada em Nutrição e Ciências Biológicas, Cordélia possui especializações em Serviços de Saúde Pública, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fiocruz, e em Atenção Básica pela EMCM.
A primeira turma do Profsaúde é composta por 12 discentes, sendo seis médicos, quatro enfermeiros e dois cirurgiões-dentistas, alguns egressos da Uern. A coordenação do programa é da profa. Dra. Jéssica Naiara de Medeiros Araújo e o vice-coordenador é o Dr. Deivson Wendell da Costa Lima. O corpo docente é composto por 11 professores. A secretaria está sob a responsabilidade do técnico Silvanilton Araújo de Oliveira.
Com formato híbrido, tendo atividades remotas e presenciais, o Profsaúde possibilita a participação de profissionais de todo o Rio Grande do Norte, abrangendo diversas áreas da saúde. O mestrado está sediado no Campus de Caicó, unidade responsável pela gestão do programa na Uern.
Saiba mais sobre o Profsaúde:
O Programa de Pós-graduação em Saúde da Família é oferecido por uma rede nacional composta por 45 instituições públicas de ensino superior, lideradas pela Abrasco e pela Fiocruz. O programa visa atender às necessidades de formação dos profissionais de saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Atenção Primária à Saúde (APS) em diversos municípios brasileiros. Além disso, prepara esses profissionais para atuarem como docentes em pós-graduações e graduações na área de saúde, e como preceptores na ESF e em residências multiprofissionais e médicas, com ênfase na saúde coletiva, promovendo uma profunda integração ensino-serviço e fortalecendo a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Profsaúde/Uern é uma iniciativa de extrema importância para o aprimoramento profissional nas áreas diretamente relacionadas à saúde, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Resolução nº 287/1998. O programa é voltado para profissionais de diversas áreas, incluindo:
- Assistentes Sociais;
- Profissionais de Educação Física (bacharelado);
- Enfermeiros;
- Farmacêuticos;
- Fisioterapeutas;
- Fonoaudiólogos;
- Médicos;
- Nutricionistas;
- Cirurgiões-dentistas;
- Psicólogos;
- Terapeutas Ocupacionais.