Samba promove momento de acolhimento e integração entre estudantes

O acolhimento para os estudantes novatos e veteranos do semestre 2024.2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) contou com uma intensa programação. Em um clima descontraído, com música, conversas e confraternização, o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) fechou as atividades do dia em Mossoró com chave de ouro.

Na noite desta quarta-feira, 21, o Samba acolheu os ingressantes do curso de Pedagogia, com uma vasta programação na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). A atividade contou com a encenação do grupo Fanáticos da Química, que apresenta de forma lúdica e divertida várias informações sobre a Química, a exibição do vídeo institucional e a mensagem de boas-vindas da reitora Cicília Maia.

“Sintam-se acolhidos por nossa Universidade. Que vocês aproveitem ao máximo todas as oportunidades que a Uern oferece. Temos um compromisso muito importante, para além da formação profissional, nos preocupamos com a formação humana e cidadã”, destaca a reitora.

A programação contou ainda com um quis, entrega de brindes, exposição de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Com três edições, nos turnos matutino, vespertino e noturno, o Samba em Mossoró promoveu um momento de acolhimento e integração, além de apresentar a estrutura acadêmica para os calouros. “Estamos aqui para acompanhá-los, com ações de permanência estudantil, bolsas de ensino, pesquisa e extensão, apoio com equipe multiprofissional, e apoiá-los em toda a trajetória acadêmica”, destaca a Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Ana Angélica Nogueira.

Os estudantes avaliam positivamente as ações do Samba. “É um momento muito bom, com muitas informações necessárias para quem está chegando. Estou muito ansiosa para aproveitar o curso”, declara a caloura Alexandra Beatriz.

Nesta sexta-feira, 23, será realizado o Samba em Pau dos Ferros. A programação contará com apresentação cultural, diálogo com a Prae – apresentação institucional, apresentação de projetos, plantão de dúvidas – Editais Prae, ações de saúde e prevenção com testes rápidos de DSTs, momento interativo: práticas corporais – jogos e esporte – Ginástica e karatê e ações da biblioteca: pegue e leve.

O Samba faz parte da programação do Reconecta que visa objetivo de promover uma integração entre a comunidade acadêmica, bem como marcar o início do semestre letivo 2024.2. A iniciativa abrange uma extensa programação que envolve toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa em quatro grandes eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, a Aula Magna do início do semestre, Uern Conect@ e o Samba.

As fotos do Samba em Mossoró podem ser conferidas neste link.