Formatura do semestre 2024.1 traz celebração de conquistas e esperança para o futuro

Em uma noite repleta de emoções, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou a colação de grau das turmas dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Gestão Ambiental, Serviço Social, Educação Física, Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, e Direito, pertencentes ao semestre 2024.1. O evento, realizado no Requinte Buffet, em Mossoró, marcou o fim de uma etapa significativa na vida acadêmica dos formandos, que agora estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para a sociedade.

A solenidade foi presidida pela da Uern, professora Cicília Maia, que, em seu discurso, destacou o papel transformador da Universidade ao longo de seus 56 anos de história. “O mundo está em constante mudança, e nós somos a mudança que o mundo precisa”, afirmou a Reitora. Ela também relembrou que a Universidade não se contentou em ficar restrita a Mossoró, expandindo-se para todo o estado do Rio Grande do Norte, formando, ao longo desses anos, 56 mil profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento.

A então graduanda Bianca da Rocha Negreiros, do curso de História, enquanto oradora, emocionou os presentes ao refletir sobre os desafios e aprendizados da jornada acadêmica. “A fé nos manteve firmes nos momentos de dificuldade. Vivenciamos o aprendizado e o crescimento pessoal. Hoje, ao nos tornarmos profissionais, carregamos não só o diploma, mas também responsabilidades. Lembremos que o verdadeiro sucesso não se mede apenas pelas conquistas materiais, mas também pelo impacto que causamos na vida dos outros. Que possamos ser agentes de mudança positiva.”

Danilo Ferreira, agora formado em Filosofia, destacou a importância dos encontros vividos durante os anos de estudo. “Passamos quatro anos de nossa vida caminhando na Universidade, tendo momentos, fazendo partilhas. Como escreve Vinicius de Moraes, a vida é arco de encontro, e nisso, quantos encontros nós tivemos nesta caminhada. A sensação de hoje é de gratidão e de júbilo. O futuro abre muitas portas, e a caminhada continua”.

Erick Henrique, concluinte do curso de Rádio, TV e Internet, expressou sua ansiedade e gratidão. “Estou muito ansioso para o que vai vir. É muita emoção nesse momento, mas primeiro eu só tenho a agradecer à Uern, aos professores, aos colegas que contribuíram durante todo esse tempo para a minha jornada, para a minha caminhada, e desejo sucesso também a todos os meus colegas”.

A paraninfa das turmas concluintes, a técnica-administrativa Emanuelle Roberta da Silva Melo, enfatizou o poder transformador da formação acadêmica. “A formação acadêmica é uma ferramenta poderosa para enfrentar o mercado de trabalho e a vida. A formação da Uern não se limita à sala de aula. . Vocês passaram em projetos de ensino, de pesquisa e de extensões, que contribuiam para a melhor formação possível. Vocês saem daqui preparados para enfrentar um mundo em constante mudança”.

A cerimônia foi encerrada com o tradicional momento em que a reitora conferiu oficialmente o grau aos novos profissionais, que agora estão prontos para exercer suas profissões e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A noite foi coroada com a entrega dos certificados de conclusão e a homenagem aos concluintes laureados, reconhecendo a dedicação e o empenho acadêmico de cada um.

Confira registros do evento neste link.

Fotos: Rodrigo Oliveira/Uern