Colação de Grau: formandos enfatizam o poder transformador da educação

Em uma noite de muita emoção, 125 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participaram do momento ápice da graduação: a solenidade de colação de grau. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira, 14, marca o início do ciclo de colações dos formandos do semestre 2024.1.

Colaram grau, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Química e Matemática, da Fanat; Letras – Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Portuguesa – EAD, e Música, da Fala; Pedagogia, da FE, e Enfermagem, da Faen.

Para a graduanda Ana Letícia, do curso de Pedagogia, a conquista desta noite não é só dela. Segurando o retrato do pai com ela ainda bebê, a estudante acompanhou toda a solenidade, como forma de sentir presente aquele que a inspirou e motivou a cursar a graduação.

“Meu pai faleceu há 20 anos, quando eu tinha um ano e nove meses, então, trouxe essa foto como forma de homenageá-lo. O sonho dela era ter uma filha formada, antes mesmo de eu ter nascido. Então, trouxe a foto. Esse foi um sonho que sonhei desde pequena, que herdei do meu pai. Estou realizando esse sonho por mim e por ele. Estar aqui hoje é motivo de gratidão”, diz, emocionada.

O estudante Adriano Menino, do curso de Letras, encerra o ciclo na Uern já pensando em voltar. “Fiz a seleção para o Programa de Pós-graduação em Educação (Poseduc). Espero poder voltar a Uern como estudante de mestrado”, afirma.

Natural de Natal, Adriano Menino encontrou em Mossoró o curso que desejava e uma vida de acolhimento . “A Uern me abraçou. Os professores e técnicos-administrativos me deram todo o suporte durante a graduação, fui bolsista do PIBIC e aproveitei ao máximo minha experiência na graduação. Quero logo voltar à Uern”, afirma Adriano Menino, que foi laureado em seu curso.

O desejo de retornar em breve para a Uern também é compartilhado pela estudante Gisele Azevedo, do curso de Pedagogia. “Já me inscrevi na seleção para o Mestrado em educação,falta só passar na seleção”, afirma. Ela é de Fortaleza (CE) e foi a reconhecida qualidade do ensino da Uern que a fez optar por fazer a graduação aqui.

“A Uern é uma instituição reconhecida pela qualidade de seus cursos, com vários indicadores de qualidade. Os professores são qualificados e aqui os estudantes são, de fato, acolhidos. Foi uma experiência maravilhosa e espero continuar na Uern para fazer o meu mestrado. Só tenho a agradecer”, declara a estudantes.

Assim como Adriano e Gisele, muitos dos estudantes da Uern concluem a graduação já pensando em voltar. “Quando fui fazer meu mestrado, tive que ir para fora, mas hoje os nossos estudantes de qualquer curso tem a oportunidade de fazer uma pós-graduação aqui, em casa”, relembrou a reitora Cicília Maia, em seu discurso.

Atualmente, a Uern oferece 23 cursos de mestrado e sete de doutorado em todas as áreas do conhecimento. “Convidamos a todos vocês para voltarem à Uern, seja para fazer uma pós-graduação ou como servidores. Estamos sempre de braços abertos para acolhê-los”, diz a reitora. Ela destaca que esse é um momento muito significativo. “A celebração é um tributo à coragem, a determinação e ao poder da educação de transformar a vida do estudante e de todos ao seu redor”, frisa.

O poder transformador da educação também exaltado nos discursos da oradora das turmas, a graduanda Ana Beatriz Dantas, do curso de Pedagogia, e do paraninfo, o Prof. Dr. Marcos Vinícius Medeiros. “Hoje estou aqui para dizer que nós vencemos, e que através da educação passamos transformar o mundo”, declara Ana Beatriz. O professor Marcos Vinícius complementa: “hoje vocês encerram um importante ciclo. Acreditem que a educação pode te levarem a lugares inimagináveis”.

Confira as fotos da colação de grau neste link.