Professor da Uern está na China para capacitação sobre mecanização da agricultura

O professor Dr. Francisco de Lima Júnior, da Universidade do Estado do Rio Grande Norte (Uern), está participando da capacitação na Summer School 2024 International Intelligent Agricultural Machinery and Equipment Training Program, na China Agricultural University, em Pequim. A estadia do professor no exterior faz parte da parceria da iniciativa Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, na qual a Uern é uma das instituições parceiras.

Participam da capacitação 20 pesquisadores de várias partes do mundo, de países parceiros da China, em tecnologia voltada para agricultura inteligente aplicada à mecanização da agricultura familiar. Do Brasil, são seis profissionais que estão na capacitação, sendo dois do RN, um da Uern e um do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Ifrn).

A capacitação segue até o dia 28 deste mês. Os dois pesquisadores do RN participarão da residência tecnológica em agricultura familiar que está sendo instalada em Apodi, e receberão os pesquisadores chineses a partir de setembro.

Lima Júnior destaca que esta é uma excelente oportunidade e uma experiência marcante em sua carreira. “Não conhecia nenhum país asiático. Em Pequim, capital da China, a experiência tem sido muito boa”, afirma. Ela informa que a programação do curso é intensa, com aulas pela manhã e visita a museus, laboratórios e a residência que eles chama de quintal tecnológico.

“Vamos in loco conhecer como as coisas funcionam, além de conhecer também alguns aspectos ligados ao turismo que eles vão fazer um com a gente. Então, é uma oportunidade muito interessante, muito motivadora e que estou aproveitando o máximo. No retorno a gente vai socializar com os colegas que estão vinculada ao projeto. Agradeço demais a Uern por me proporcionar essa experiência, além da Universidade Agrícola da China que está financiando a minha estadia aqui”, destaca o professor.