...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da Uern apresentará dois trabalhos em evento internacional

O professor Fábio Lúcio de Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DE/Facem/UERN) apresentará dois trabalhos no XI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población (ALAP) que reúne pesquisadores da América Latina para discutir os novos desafios e contribuições da demografia geral e demografia econômica.

O evento será entre os dias 9 a 13 de dezembro de 2024, em Bogotá, capital da Colômbia.

O primeiro trabalho chama-se “Primeira Paternidade no Brasil: Uma Análise Comparativa dos Determinantes Sociodemográficos entre Homens da Cidade e do Campo”. “A pesquisa analisa os fatores que influenciam a decisão de primeira paternidade entre homens urbanos e rurais no Brasil. A pesquisa revela que, enquanto homens em áreas urbanas tendem a postergar a paternidade, em zonas rurais, a transição para a paternidade ocorre mais cedo, sendo fortemente influenciada pela escolaridade e pela raça”, explicou o professor.

O segundo estudo é intitulado “Padrões e Determinantes do Uso de Métodos Contraceptivos por Mulheres no Brasil: Uma Análise Compreensiva das Características Sociodemográficas e de Saúde”. “O trabalho investiga os fatores que determinam a escolha e o uso de métodos contraceptivos entre as mulheres brasileiras. O estudo destaca que a pílula é o método mais comum, seguido pela camisinha e pela laqueadura, e aponta que fatores como estado civil, área de residência e nível de educação são determinantes significativos nessas escolhas”, frisou.

Ambos os trabalhos contaram com a participação do professor Lauro Nogueira, que é vinculado à Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Tanto Fábio como Lauro atuam como professores do Programa de Pós-Graduação Em Economia da UERN.

Além destes trabalhos, Fábio Lúcio também é coautor de outras duas pesquisas que estarão no ALAP.

“Além desses, também participo como coautor em dois outros estudos em parceria com o Ricardo Ojima, professor do PPGDEM/UFRN e Paiva Rebouças, aluno de doutorado do PPGDEM. O primeiro é o artigo ‘Demografia Sonora: A Relevância do Podcast Rasgaí como Canal de Popularização da Ciência e Fortalecimento da Cultura do Conhecimento Demográfico no Brasil’, que examina o impacto desse podcast na divulgação científica no Brasil. O segundo estudo analisa a atuação do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19 (ONAS-Covid19), destacando seu papel na disseminação de informações durante a pandemia”, conta.

O ALAP terá como tema “Los ‘nuevos’ escenarios demográficos: los aportes de los estudios de población en América Latina y el Caribe”.

“A aceitação desses trabalhos no congresso representa um marco significativo tanto para minha trajetória acadêmica quanto para minha atuação no Programa de Pós-Graduação Em Economia da UERN. Participar de um evento deste porte é uma oportunidade única para compartilhar nossas pesquisas e contribuir para a construção de um conhecimento em Economia Social mais abrangente e acessível na América Latina”, afirma Fábio Lúcio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support