Fapern lança editais do Programa RN Mais Científico que visa o fortalecimento da pesquisa na Uern

Com o objetivo de promover a interiorização do conhecimento científico e fortalecer as atividades acadêmicas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) lançou o Programa RN Mais Científico.

A iniciativa conta com um orçamento de R$ 6.941.440,00 e representa um avanço significativo para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no RN. O programa busca fortalecer a pós-graduação stricto sensu e reduzir assimetrias regionais, territoriais, inter e intraterritoriais, na área de ciência, tecnologia e inovação do Estado, fomentando o desenvolvimento de cursos de graduação, de mestrado, de doutorado e de grupos de excelência de ensino, pesquisa e extensão, além da inovação na gestão institucional.

Todos os Campi da Uern – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros – serão beneficiados por ações de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas por pesquisadores-bolsistas apoiados pela Fapern, assim como todos os cursos de pós-graduação stricto sensu serão também contemplados.

A reitora Cicília Maia, destaca a importância do programa de incentivo à ciência, tecnologia e inovação: “Nós enquanto Universidade ficamos extremamente felizes com esse investimento, que irá contemplar as pesquisas que desenvolvemos no interior do Estado e, além disso, somos gratos pelo Governo do Estado compreender a importância e necessidade desse investimento”, destacou a reitora.

De acordo com o Diretor-Presidente da Fapern, Gilton Sampaio, “O RN Mais Científico é um passo crucial para a consolidação do papel da Uern no avanço da ciência e tecnologia no nosso estado. Com este programa, estamos criando oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade e para a capacitação de nossos pesquisadores e alunos”, explicou Gilton.

O Programa RN Mais Científico será executado em duas etapas, com lançamento de oito editais ao todo. Os primeiros quatro editais inseridos na primeira etapa foram lançados. Na segunda etapa, com previsão para fevereiro de 2025, serão lançados os outros quatro editais.

ACESSE A PÁGINA DA FAPERN E VEJA OS EDITAIS

O Programa está dividido em três eixos e atenderá a todas as macrorregiões do Estado:
  • Eixo 1 – Desenvolvimento da Pesquisa e da Pós-Graduação – Apoiar projetos que viabilizem atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão em cursos de mestrado e/ou doutorado.
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional da Graduação – Apoiar projetos que viabilizem atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão em cursos de graduação.
  • Eixo 3 – Inovação na Gestão Acadêmico-Científica – Apoiar projetos que viabilizem ações de ciência, tecnologia e inovação que levem à inovação na gestão administrativa e acadêmica da universidade.

Artes: Fapern

r