Uern amplia capacitação docente com novo programa de doutorado em parceria com a UEM

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) dá mais um passo significativo em sua missão de promover a educação de qualidade ao integrar o novo Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem como objetivo capacitar professores efetivos da Uern, fortalecendo a formação acadêmica e a produção científica na região.

O Edital nº 030/2024-PPE, lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM, estabelece as diretrizes para a seleção da turma de doutorado direcionada exclusivamente aos docentes da Uern. Este projeto faz parte de um esforço contínuo para ampliar o acesso ao ensino superior e fortalecer a pesquisa educacional no Brasil, especialmente em regiões carentes de programas avançados de pós-graduação.

Cronograma e Etapas da Seleção

As inscrições para o programa estarão abertas de 1º a 12 de agosto de 2024, com homologação das inscrições prevista até 20 de agosto. O processo seletivo será realizado em três fases:

1. Análise do Projeto de Tese (21 a 30 de agosto): Esta fase eliminatória avaliará a qualidade e viabilidade dos projetos apresentados.
2. Defesa do Projeto de Tese em Entrevista (9 a 13 de setembro): As entrevistas serão realizadas online via Google Meet.
3. Prova de Títulos (19 a 20 de setembro): Esta fase classificatória avaliará os currículos dos candidatos.

O resultado final será divulgado até 30 de setembro, com a matrícula dos aprovados prevista para 1º a 2 de outubro, condicionada à homologação pela Capes. As aulas estão programadas para iniciar em 7 de outubro de 2024.

Linhas de Pesquisa

O programa oferece duas linhas de pesquisa:

1. História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas: Focada no estudo de políticas educacionais, gestão de sistemas e instituições educacionais em contextos históricos e culturais diversos.
2. Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano: Dedica-se ao estudo dos processos de ensino e aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento humano.

Vagas e Ações Afirmativas

Serão ofertadas 23 vagas, sendo 20 para ampla concorrência e 3 destinadas a ações afirmativas para pessoas com deficiência, indígenas e negros. Esta política visa promover a inclusão e diversidade no ambiente acadêmico, fortalecendo o compromisso da Uern com a equidade social.

Para mais informações sobre o edital e o processo de inscrição, os interessados podem acessar o site do PPE/UEM  ou entrar em contato via e-mail (sec-ppe@uem.br).