Capacitação do SISLOG e testes de IST ocorre nesta terça-feira, 9

Nesta terça-feira, 9, às 8h, no anfiteatro da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), ocorrerá uma capacitação sobre o Sistema de Logística (SISLOG) e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O evento visa aprimorar as habilidades dos profissionais e estudantes da área de saúde no manejo e diagnóstico rápido de ISTs. A capacitação abordará temas fundamentais para a saúde pública, na Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).

Haverá a participação de Valéria Duarte de Almeida, que falará sobre a importância da testagem rápida; Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira, que discutirá a sistematização no SIS-GOV; e Lucélia Pansard e Daniela Godeiro, que abordará a importância da notificação dos agravos, com foco nos departamentos de vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador, além do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A capacitação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) e pela II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com apoio da Liga Acadêmica de Saúde na Educação Básica e SUS (Laseb) e Facs.

A professora Osvani Goes, docente da Uern e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), explicou detalhes sobre o projeto de extensão “IST Livre”, que integra funcionários, docentes e ligas acadêmicas das duas universidades.

“Esse curso de capacitação nos permitirá trabalhar também em nossos ambulatórios com testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais (B e C). Vamos nos capacitar, junto com a II Ursap, para realizar as testagens rápidas em nossos ambientes de trabalho. Além das IST’s como clamídia, gonorreia, HPV e herpes, passaremos a testar também as hepatites virais, HIV e sífilis”, explicou a professora.