Cursinho Popular Nísia Floresta e Uern abrem seleção para monitores

O Cursinho Popular Nísia Floresta em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte abriu seleção ofertando 20 vagas para estudantes universitários(as) da Uern atuarem como monitores(as) do projeto que oferta aulas gratuitas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a mulheres de várias idades.

Física, Biologia, Química, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Redação, Português e Matemática são as matérias oferecidas. Serão dois monitores em cada uma delas. Cada monitor(a) terá uma carga horária total de 170 horas, distribuídas ao longo das 16 semanas.

As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho através do preenchimento deste formulário eletrônico. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 27 de julho. O período da monitoria vai de 1º de agosto a 23 de novembro.

Iniciadas em 1º de junho e indo até 26 de outubro, as aulas acontecem todos os sábados pela manhã na Faculdade de Enfermagem (Faen), no Centro de Mossoró, para um público de 30 mulheres.

Heloíse Almeida Luna, coordenadora do Cursinho Popular, ressalta que a iniciativa tem sido uma ponte de acesso à educação de qualidade para meninas e mulheres de escolas públicas de Mossoró que sonham em entrar na universidade.

“Para isso, a Uern tem desenvolvido um papel fundamental não somente como o objetivo de muitas das nossas alunas, mas também proporcionando o espaço da Faculdade de Enfermagem para a realização das aulas e a extensão universitária através da qual os estudantes, que já estão na Universidade, podem ajudar aquelas que sonham em chegar nesse espaço, tendo uma experiência de ensino e aprendizagem reconhecida com 170 horas de extensão e a chance única de colaborar pela educação das meninas”, comentou.

A realização do cursinho é apoiada pelo Fundo Malala, da paquistanesa Malala Yousafzai, que financia projetos e ativistas pelo mundo.

Em relação ao Programa de Monitoria, a iniciativa está institucionalizada como um projeto extensionista na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uern.

Confira o Edital N° 02/2024/CPNF com as normas da seleção de monitores(as).