Ao som de boa música, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 4, a solenidade de lançamento do Projeto de Extensão “Banda nas escolas”, na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, localizada no bairro Belo Horizonte. O momento reuniu representantes da comunidade acadêmica e escolar.
O projeto é vinculado ao Programa de Formação para Bandas de Música, da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire, do Departamento de Artes (Dart), da Faculdade de Letras e Artes (Fala), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Através da iniciativa, serão ministradas aulas de instrumentos de sopro, trombone, trompete, bombardino, instrumentos de percussão.
O pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan destaca que esta é mais uma ação da Universidade que mostra o seu compromisso com a sociedade potiguar. Ele informa que o projeto Banda nas Escolas é uma forma de reativar o programa Mais Educação, que, entre suas ações, ofertava aulas de música e disponibilizava instrumentos musicais para as escolas da rede básica.
“Os coordenadores do projeto de Formação para Bandas de Música viram que as escolas da rede básica tinham os instrumentos, mas não havia profissionais específicos para ensinar aos alunos. Considerando esse potencial, a equipe da Escola de Música da Uern chega com esse apoio, como todo o know-how, para contribuir com a formação de bandas nas escolas”, informa o pró-reitor.
Na visão do estudante Arguelho Barros, a iniciativa é muito importante para a formação extracurricular. “Vamos ter instrutores qualificados para determinados tipos de instrumentos musicais. Por exemplo, eu toco flauta transversal. Nosso professor de arte entende sobre uma variedade de instrumentos, mas não é possível se aprofundar em todos. Esse projeto da Universidade, vai nos ajudar a explorar muito instrumentos. Estou bastante empolgado com o projeto”, revela.
Para o vice-diretor da Escola, Frutuoso Gomes, que é egresso da Uern, a parceria com a Universidade é de suma importância para a formação dos estudantes. “É uma atividade muito boa, que incentiva a cultura e possibilita o conhecimento sobre a música. Estamos muito felizes com essa parceria e acreditamos que iremos tirar bons frutos desse projeto”, declara.
Bruno Farias, coordenador administrativo da Escola de Música, ressalta que as bandas de música são grupos tradicionais, que existem há mais de um século, e de extrema importância para a cultura da região. “A formação para banda de música nas escolas atua no resgate dessa tradição”, afirma. Ele destaca que o projeto envolve 30 alunos da Escola Francisco Antônio de Medeiros, com aulas realizadas semanalmente. A ação envolverá professores, bolsistas e voluntários do projetos e a comunidade escolar.
Além da formação musical, o projeto Banda nas Escolas tem como objetivo disseminar a arte e a cultura nas escolas da rede pública. Ademais, visa envolver os estudantes em uma atividade cultural e divertida, possibilitando o desenvolvimento social e profissional de seus integrantes.
“O projeto possibilita o envolvimento desses alunos em um novo aprendizado. A ação visa incentivar o desenvolvimento das potencialidades artísticas e quem sabe, futuramente, formar nos músicos e artistas profissionais. Ademais, o projeto contribuiu com a formação de cidadãos conscientes de sua realidade”, avalia Farias.