Uern conquista 3.580 vagas no Programa Universidade Aberta do Brasil

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conquistou 3.580 vagas no edital 25/2023 CAPES, que diz respeito à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este resultado final, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representa um importante marco para a instituição e a comunidade acadêmica.

Das vagas conquistadas, 1.200 são destinadas a cursos de especialização e 2.380 a cursos de graduação, ampliando significativamente as oportunidades de formação superior oferecidas pela Uern. Esta expansão significa a diversificação e a qualidade dos cursos oferecidos, reforçando o papel da Uern como uma instituição de ensino comprometida com a formação de qualidade e o desenvolvimento social e econômico do Estado.

“A Uern tem se tornado uma instituição parceira do Governo Federal para atingir as metas do Plano Nacional de Educação nas matrículas no Ensino Supeior. A Universdidade retorna a todas as regiões do Estado e, dessa vez, com cursos novos para atender as demandas contêmporaneas da sociedade. A Uern não está medindo esforços para oferecer educação superior gratuita e de qualidade para o povo potiguar. Essas vagas conquistadas demonstram a capacidade institucional de articulação com as políticas públicas de formação de professores”, declarou o professor Giann Mendes Ribeiro, diretor de Educação a Distância e coordenador da UAB/UERN.

O professor Giann Mendes acrescenta que mais 300 vagas foram conquistadas pela Uern em dois cursos de especialização – Ensino de Geografia e Inovação Educacional em Competências Digitais. Esse resultado está previsto para ser publicado em aditivo no dia 27 de junho, pela Capes. Com isso serão ofertadas 3,880 novas vagas para a Uern.

DISTRIBUIÇÃO DAS NOVAS VAGAS UAB

Educação Física (bacharelado) 200 vagas
Administração Pública (bacharelado) 200 vagas
Educação no Campo (licenciatura) 150 vagas
História (licenciatura) 180 vagas
Letras Inglês (licenciatura) 200 vagas
Letras Português (licenciatura) 250 vagas
Libras (licenciatura) 250 vagas
Matemática (licenciatura) 150 vagas
Música (licenciatura) 250 vagas
Pedagogia (licenciatura) 250 vagas
Gestão Financeira (tecnológico) 100 vagas
Segurança Pública (tecnológico) 100 vagas
Tecnologia em Sistemas para Internet (tecnológico) 100 vagas
ESPECIALIZAÇÃO
Ciência é 10! 150 vagas
Gestão Escolar 150 vagas
Preceptoria Multiprofissional na área da Saúde 150 vagas
Auditoria Contábil 150 vagas
Saúde da Família 150 vagas
Ensino de Português como segunda língua para imigrantes, refugiados e apátridas 150 vagas
Mídias na Educação 150 vagas
Música 150 vagas

Confira o Edital da Capes neste link.