...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Complexo Cultural da Uern torna-se espaço de referência para teatro na zona Norte de Natal

O Complexo Cultural da Uern tem se tornado um espaço de referência para todas as artes na zona Norte de Natal, em especial para o teatro. Na última sexta-feira (21), o espetáculo “Bonita – O Amor de Lampião” teve ingressos esgotados menos de 24 horas depois de disponibilizados para a apresentação única e gratuita no CCUern.

No final de maio, o público recebeu com entusiasmo o furgão do CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que estacionou no pátio do Complexo Cultural com duas sessões de cinema, pipoca e entrada grátis.

As apresentações do grupo de teatro da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), o Baobá, bem como de outros convidados, tem lotado a sala de práticas periodicamente, como comemora o diretor artístico, Denilson David. O projeto “Arte em Cena”, realizado pelo Baobá em parceria com a EdUCA, tem sido essencial para revitalizar a cena teatral na zona Norte de Natal. Nossas apresentações, no Complexo Cultural da Uern, estão sempre lotadas, o que demonstra o entusiasmo e o apoio da comunidade local”, conta.

“Além de nossas produções, temos o prazer de receber grupos teatrais de toda a cidade, promovendo uma rica troca cultural. Para mim, o “Arte em Cena” é uma prova viva do potencial artístico-cultural da zona Norte de Natal, uma região frequentemente esquecida e marginalizada pelo poder público. Ver nossa sala sempre cheia e sentir o entusiasmo do público reafirma a importância do nosso trabalho e o impacto positivo que ele tem na comunidade”, ressata David.

Carente de espaços culturais e de lazer gratuitos, a população da zona Norte de Natal acolheu o Complexo Cultural, prestigia todas as programações durante o ano e anseia pela volta do teatro do CCUern.

“O trabalho com a formação e o Grupo de Teatro Baobá, nos últimos seis anos, tem transformado a comunidade em atores e em plateia. Isso muito nos orgulha por ser a UERN esse veículo de cidadania cultural na região”, conclui a diretora da EdUCA, professora Irene van den Berg.

Bonita na ZN

A apresentação de sexta-feira (21) foi do Grupo de Teatro Boca de Cena, com produção da Godiva Produções, apoio do Grupo de Teatro Baobá/Educa Uern e realização da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O espetáculo “Bonita – O Amor de Lampião” é um misto de romance, comédia e música, com texto de Georgino Nobre e adaptação e direção de Rubinho Rodrigues, que conta a história do casal mais famoso do Nordeste, “sem defender ou acusar, apenas contando pro povo o que eles só ouviram falar”.

O Grupo de Teatro Boca de Cena é um coletivo teatral independente de Natal/RN, com 23 anos de história, sendo atualmente composto por oito mulheres idosas, que visam difundir os benefícios do fazer artístico durante o envelhecimento.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support