Estudantes das residências universitárias vão receber alimentos da agricultura familiar

Na manhã desta quinta-feira, 13, foi realizada a solenidade de entrega simbólica dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aos estudantes das Residências Universitárias. A cerimônia ocorreu no Centro de Convivência do Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), durante os festejos juninos da unidade.

O PAA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas. No Rio Grande do Norte, o projeto desenvolvido em parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e a Associação de Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam).

A Uern é a primeira Universidade do Brasil a receber produtos do Programa, segundo informa o titular da Sedraf, Alexandre Lima.

Através do PAA, os estudantes das Residências Universitárias receberão de forma sistemática produtos adquiridos da Agricultura Familiar. A parceria contemplará moradores das residências de todos os campi da universidade

Para a reitora Cicília Maia, é uma alegria começar os festejos juninos na Universidade com uma solenidade tão importante para a comunidade acadêmica. “Esse é um momento muito significativo. Através das parcerias, temos conseguido fortalecer nosso programa de segurança alimentar na Universidade, beneficiando nossos estudantes”, diz. Ela destaca que a Uern é pioneira na parceria com o PAA, que garante a entrega dos alimentos aos moradores das residências. “Acreditamos que com este exemplo, outras Universidades vão buscar essa parceria para oferecer uma alimentação ainda mais saudável aos estudantes”, declara.

A estudante Elaine Cristina, Serviço Social, que na solenidade representou os estudantes das Residências Universitárias, destacou que essa parceria é um momento ímpar, que vai beneficiar e muito os residentes.

O titular da Conab, Sebastião José, ressaltou que está muito feliz com a parceria. “Eu fui morador de residência universitária, e sei dos desafios que enfrentamos quando estamos longe de casa. Ter um programa que garante alimentação saudável e de qualidade é muito importante para os estudantes. E ficou muito feliz em fazer parte dessa ação”, declara.

De acordo com a representante da Aprofam, Luana Clementino, o PAA traz benefícios mútuos. “Além de fortalecer a agricultura familiar, a parceria possibilitará que estudantes recebam alimentos saudáveis, frescos, produzidos de forma orgânica… é um prazer fazer parte desse processo”, comenta.

O secretário Alexandre Lima, ratifica que este é motivo de muita felicidade. “Hoje, estamos fazendo a conexão de duas paixões que tenho: a Uern e a agricultura familiar”, diz o secretário, destacando que a parceria vai melhorar a alimentação dos residentes ao mesmo tempo que é um incentivo para a produção da agricultura familiar.