Tese de professor da Uern indicada ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2024

O Prof. Dr. Saulo Medeiros Diniz, do departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), conquistou um importante reconhecimento por sua pesquisa. Sua tese de doutorado, intitulada “Práticas de gestão de recursos humanos como determinante para eficiência técnica de hospitais” está concorrendo ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2024.

O Prêmio Capes de Tese – Edição 2024 será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2023, selecionadas em cada uma das cinquenta áreas de avaliação reconhecidas pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Serão concedidos prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com o Instituto Serrapilheira.

A tese do professor foi escolhida pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul, instituição parceira da Uern na oferta de doutorado em Ciências Contábeis na Instituição potiguar.

De acordo com Saulo Medeiros, a tese tem como objetivo analisar as práticas de gestão de recursos humanos como determinante para eficiência técnica de hospitais. Para obtenção da resposta perante a questão abordada, foram feitos levantamento das práticas de gestão de recursos humanos adotadas pelos hospitais e adotado procedimentos para determinar a eficiência técnica dos hospitais utilizando variáveis financeiras e operacionais.

Também foi feita uma relação entre as práticas de gestão de recursos humanos com a eficiência técnica dos hospitais. O estudo foi aplicado nos hospitais públicos que atendem 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Rio Grande do Norte.

“O nosso curso está bem feliz por esse reconhecimento porque um prêmio é nacional. Mesmo que não ganhemos, essa indicação representa muito para gente”, avalia o professor, destacando que a indicação demonstra a qualidade das pesquisas que vem sendo desenvolvidas na Uern.

O doutorado em Ciências Contábeis é realizado através de uma parceria entre a UNISINOS com a Uern, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).