Governo do RN e Uern anunciam Curso de Especialização em Gestão Pública para servidores estaduais

O secretário da Administração, Pedro Lopes, e a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, anunciaram nesta quinta-feira, 6, o lançamento do edital do processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Gestão Pública, que vai oportunizar 90 vagas para os servidores públicos estaduais. O edital será publicado na edição desta sexta-feira, 07, do Diário Oficial do RN.

“A Pós-graduação em Gestão Pública é uma demanda recorrente dos nossos servidores que, após seis anos da última oferta, têm novamente a chance de se capacitar na área. Serão 90 vagas, distribuídas entre Natal e Mossoró, resultado de convênio estabelecido entre a Sead, por meio da Escola de Governo, e a Uern”, destacou Pedro Lopes.

A reitora Cicília Maia manifestou alegria com a iniciativa. “Estamos aqui juntos para dar essa boa notícia para os nossos servidores e nossas servidoras. Não tenho dúvidas que eles irão aproveitar essa oportunidade, que vai trazer ainda mais transformações nos nossos espaços de trabalho e também nas nossas cidades e no nosso estado”, disse.

O anúncio foi feito em reunião na Secretaria da Administração, em Natal. Acompanharam o vice-reitor da Uern, Chico Dantas; a pró-reitora de Planejamento, Fátima Raquel; o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Luís Marcos; e o assessor da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Ismael Nobre; além do diretor-geral da EGRN, João Emanuel Evangelista; da diretora de Capacitação, Selma Medeiros; e dos assessores técnicos Ricardo Amaral e Mikael Victor.

Processo Seletivo

As inscrições deverão ser feitas através do site www.escoladegoverno.rn.gov.br, onde estará disponível o edital do processo seletivo e instruções para acessar o formulário de inscrição.

Poderão concorrer os servidores ocupantes de cargo efetivo, que tenham concluído uma graduação reconhecida oficialmente, estejam desenvolvendo atividades em áreas inerentes à Gestão Pública e não se encontrem em período de estágio probatório, além de possuírem, no mínimo, mais três anos de efetivo serviço público antes de se aposentar.

Os selecionados arcarão com 10% do custo unitário do curso, por vaga, cujo valor será descontado em folha de pagamento, no período de 12 meses consecutivos, enquanto os 90% restantes serão custeados pelo Governo do Estado, através do Fundo de Desenvolvimento de Pessoal (Fundespe). Servidores aprovados na seleção que comprovem ganhar até dois salários mínimos, entretanto, ficarão isentos das parcelas, devendo assim anexar uma cópia do contracheque a documentação de inscrição.

A seleção dos candidatos acontecerá em duas etapas, sendo a primeira classificatória, por meio da análise e avaliação do pré-projeto de pesquisa, a ser enviado no ato da inscrição, conforme determinado no edital. Já a segunda, também classificatória, será a realização de uma entrevista com todos os inscritos.

A aula inaugural do curso em Natal está prevista para o dia 09 de agosto, enquanto em Mossoró será no dia 16 de agosto.