Diretor e vice-diretora da Uern Pau dos Ferros tomam posse

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 3, o professor Dr. Jailson José dos Santos e a professora Sidneia Maia tomaram posse como diretor e vice-diretora da Universidade do Estado do Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros. A cerimônia ocorreu no auditório do polo.

A abertura do evento contou com a apresentação do Quarteto da Orquestra Pau Ferrense, que encantou o público presente. A solenidade contou com a presença da reitora da Uern, Cicília Maia; o vice-reitor, Chico Dantas; a prefeita de Pau dos Ferros,
Marianna Almeida; o presidente da Fapern, Gilton Sampaio, representando o Governo do Estado; autoridades locais; ex-diretores do Campus; e representante da comunidade acadêmica e externa.

Em um discurso emocionado, o ex-diretor Agassiel Alves relembrou os desafios e as conquistas ao longo de sua gestão. “É uma honra tê-los como pessoas que nos aixiliaram na gestão. Tenho certeza que a Uern Pau dos Ferros irá se manter no caminho da união e do desenvolvimento”, declarou.

O diretor da Uern Pau dos Ferros, Jailson José dos Santos, lembrou sua história desde quando ajudava seu pai na roça até o momento em que a sua vida foi transformada pela educação. “Trabalhei como vendedor de jornal, em uma xérox, andava a pé para poder ir estudar… foram dias de luta. Posso dizer que a Uern transformou a minha vida e a vida da minha família”, declarou.

Ele destacou que a direção da Uern Pau dos Ferros é um espaço desafiador. “Temos mais de 1.600 alunos de graduação e pós-graduação, de mais de 52 cidades do RN, Paraiba e Ceará. O nosso trabalho tem o intuito de que a Uern possa transformar mais vidas. Assim como ela fez comigo e com outras milhares de pessoas, que ela possa continuar fazendo, transformando a vida de mais e mais estudantes”.

Cicília Maia destacou que a história de Jailson José é um exemplo de tantas outras pessoas que teve sua vida transformada pela uern. “É por isso que lutamos diariamente para uma educação pública, gratuita e de qualidade, para que possamos transfrmar a vida de mais Cicílias, mais Jailsons… e mais outras tantas histórias de vida que foram modificadas pelo poder da educação”, declarou.

Durante seu discurso, ela lembrou da professora Joseney Queiroz, que elegeu-se diretora na mesma chapa em que Jailson José assumiu a vice-direção, em 2016. “A professora Joseney fez muito por esse campus, e ela estaria muito feliz com todas as conquistas que alcançamos nos últimos anos”. A reitora aproveitou o ensejo para anunciar melhorias para a Uern Pau dos Ferros como a abertura do processo para construção do muro e do ginásio, com recursos próprios, a reestruturação da estrutura elétrica e as obras de acessibilidade.

Jailson José dos Santos é professor na Uern desde 1999, sendo efetivo desde 2004. Em 2016, elegeu-se vice-diretor do Campus com a professora Joseney Queiroz, que faleceu em um acidente trágico em 2017.  Desde então, o professor realizou a complementaridade de mandato.

Nesse ínterim, foi aprovado para cursar doutorado em Letras, o que o fez deixar a direção para cuidar da capacitação. Volta agora eleito diretor para o mandato de 2024 a 2028.

As fotos da solenidade podem ser conferidas neste link.