Egressos da Uern são premiados em concurso fotográfico em Santa Maria (RS)

Egressos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Allan Phablo de Queirós e Pacífico Medeiros Santos Sobrinho foram premiados no 46º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria (RS). Concorreram mais de 300 fotografias, avaliadas por quatro jurados nas categorias profissional e amador, divididas entre as coloridas e as preto e branco.

De acordo com Allan, nesta edição do concurso fotográfico, houve uma nova categoria, de “ensaios”, sob a temática etnias. Ele disse ter assumido o desafio de compor uma sequência de imagens sobre gestos na liturgia de Louvação ao Baobá, atividade promovida pelo Fórum de Religiões de matriz afro-ameríndios em colaboração com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

“Ficamos felizes em mais uma vez representar a fotografia de Mossoró num concurso tão tradicional do Brasil, que já existente há mais de 40 anos. É uma honraria grande, no peito gratidão ao professor Ailton Siqueira, que, com amizade, ajudou na curadoria das fotos, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por promover arte, cultura e respeito as etnias e diversidade culturais existente no nosso município”, disse. Ele venceu na categoria ensaio em preto e branco, com a fotografia “Gestos palavras silenciosas que falam”.

Para Pacífico, “o grande objetivo não é a premiação, mas o quanto você está disposto a passar por uma avaliação do seu trabalho, o quanto entendemos essa importância de um critério de avaliação. Assim, sabemos onde estamos e qual o caminho a seguir”. O fotógrafo completa que nem todos os profissionais estão dispostos a submeter o seu trabalho a uma avaliação, e nem sempre a avaliação é objetiva. Por isso, conclui, “usar códigos ou pseudônimos é a forma mais justa de avaliar algo”.

Pacífico recebeu menções honrosas com as fotografias “O alvo”, “O pandeiro”, “Paleta de cores” e “Só agradecer”.

Segundo o portal da Prefeitura de Santa Maria, a cerimônia de premiação, a abertura da exposição e a entrega dos prêmios terão data e local anunciados nos próximos dias. O concurso é uma realização do município gaúcho, através do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), e da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Fotos: arquivo pessoal/cedida/Allan Phablo