O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convida a comunidade para assistir a defesa da tese de doutorado em Física a ser defendida pelo discente Francisco Andreázio Lôbo De Andrade. A avaliação ocorre em 22 de maio, a partir das 14h, por videoconferência. Os interessados devem solicitar o link a secretaria pelo e-mail: ppg.fisica@uern.br
O trabalho tem como título “Liberação de Paredes de Domínio por Corrente de Spin-Polarizada”. De acordo com o resumo apresentado, “Com a crescente demanda por geração, armazenamento e processamento de dados, há uma busca contínua por mídias de gravação com maior capacidade de armazenamento de dados e velocidade de processamento. Nesse contexto, pesquisadores de todo o mundo têm investido em alternativas às atuais mídias de gravação. A Racetrack Memory é uma tecnologia emergente candidata a substituir as memórias atuais”.
O dispositivo Racetrack Memory é baseado na estabilização e no movimento controlado de paredes de domínio magnético em nanofios por corrente polarizada por spin. A tese consiste no estudo teórico da liberação de paredes do domínio em nanofitas ferromagnéticas (Py ou Fe), acopladas a um substrato antiferromagnético vicinal de duas sub-redes (FM/AFM), por corrente polarizada por spin.