Uern amplia parceria para estudo dos impactos socioeconômicos do Mossoró Cidade Junina e a transmissão de uma noite do evento

A coleta de dados da Pesquisa sobre os Impactos Socioeconômicos do Mossoró Cidade Junina inicia nesta quarta-feira, 15 de maio, com visita à rede hoteleira, restaurantes e bares de Mossoró.

O estudo foi um dos pontos abordados durante reunião da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, com o secretário municipal de Cultura, Frank Felisardo. A parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) com a Prefeitura Municipal de Mossoró para o Mossoró Cidade Junina será ampliada neste ano.

Além do estudo sobre os impactos socioeconômicos, a Uern, por meio da Uern TV, fará a transmissão ao vivo, em rede nacional na TV Brasil, de uma noite de evento, somando-se às cidades como Caruaru/PE, Campina Grande/PB e Amargosa/BA, que também farão parte da transmissão de festejos juninos. A transmissão ocorrerá no dia 7 de junho, numa parceria da Uern, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e TCM Telecom.

A reitora Cicília Maia falou sobre a importância do estudo socioeconômico e destacou a transmissão em rede nacional, uma vez que a Uern passou a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública.

Na ocasião, o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), que coordena a pesquisa sobre os impactos socioeconômicos do Mossoró Cidade Junina, explicou a metodologia do estudo e afirmou que o diagnóstico será divulgado no dia 15 de julho.

O secretário Frank Felisardo ressaltou a relevância da parceria com a Uern. “Fico muito feliz em poder dar continuidade a esse trabalho que já vem acontecendo desde 2017. A Uern desenvolve um estudo avaliando todas as características econômicas e de viabilidade de execução do Mossoró Cidade Junina”, afirmou Frank Felisardo.

A pesquisa é desenvolvida pela Facem em parceria com a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL). O estudo fará o levantamento o econômico e social no pré-evento, durante a realização do Cidade Junina e no pós-evento, através de visitas a estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, motéis, aplicativos de transporte, o setor responsável pela montagem da infraestrutura, além dos grupos de quadrilhas.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão, Prof. Esdras Marchezan; o diretor da Uern TV, prof. Fabiano Morais; o Sub-chefe de Gabinete, Prof. Jandeson Dantas; e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Cláudio Lopes.

O Mossoró Cidade Junina será aberto no dia 1º de junho com o “Pingo da Mei-dia” e segue até o dia 29 de junho com a expectativa de reunir um público de 1,2 milhão de pessoas durante todo o evento.