Uern e Brunel University London realizam evento sobre o gótico latino-americano na literatura

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri), e a Brunel University London, localizada na área de Uxbridge, em Londres, Inglaterra, realizam em parceria da área de Letras – Literatura, com ênfase no tema “O Gótico Latino-Americano e Histórias Insustentáveis”. Para se inscrever, clique aqui.

Após uma recente colaboração doutoral entre a Brunel e a Uern, o simpósio compartilhará estudos acadêmicos sobre o oportuno tema do gótico latino-americano. Nos últimos anos, a escrita latino-americana tomou uma guinada visível para o gótico.

O evento surge após o doutorado sanduíche da discente Ana Carolina da Silveira na instituição britânica. Ela frisa que a Uern é uma ferramenta importante no processo de internacionalização, sendo um respaldo para a conexão dos estudantes com o mundo afora.

Os representantes da DIRI destacam que a Uern tem desenvolvido iniciativas que buscam criar convênios e acordos com instituições estrangeiras, permitindo à comunidade acadêmica vivenciar experiências enriquecedoras em outros países. Mas também através da internacionalização em casa, a partir de eventos como esse que serão promovidos após a experiência bem sucedida da aluna.

Referente ao tema do evento, destaca-se, segundo a Diri, que, predominantemente escrita por mulheres e expressivamente voltada para políticas feministas e anti capitalistas, tal escrita utiliza horror corporal e folclórico como ponto de partida para uma crítica radical. No entanto, também se referem a histórias mais longas de escrita e análise gótica em toda a região, incluindo uma teorização mais ampla sobre representações culturais globais do monstruoso. Os trabalhos adotam uma abordagem expansiva para debates sobre, dentro e além do gótico latino-americano, em um espírito de intercâmbio acadêmico.

Participarão do evento como presidente a Dra. Kate Houlden (Brunel) e como co-organizadora Carol da Silveira Costa Santiago, pesquisadora de doutorado da Uern recentemente em intercâmbio na Brunel.

O evento contará ainda com uma introdução e breve esboço de vínculos e programas internacionais, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Jorge Carvalho (Chefe do Setor de Eventos da DIRI-Uern), e do Dr. Max Kinnings (da Universidade de Brunel). Dr. Emílio Ribeiro (Uern) fará em palestra sobre Pesquisa Fílmica Brasileira sobre Adaptação e Tradução Gótica e o Prof. Jorge Witt (Uern) falara sobre o Gótico e Edgar Allan Poe. Dra. Emily Horton (Brunel) tem palestra sobre o Feminino Monstruoso na Escrita Latino-Americana.