No intuito de debater sobre os desafios para a área de pesquisa e inovação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou na manhã desta segunda-feira, 29, a Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi transmitido pelo YouTube no canal Uern Oficial e pode ser acessado através deste link.
A Conferência Livre tem como tema “Transformando Desafios em Oportunidades: Inovação para o Desenvolvimento Nacional”. A proposta é promover um momento para desenvolver um diálogo, envolvendo diferentes representações da sociedade para analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.
Para a reitoria Cicília Maia, ao debater esse tema central a Uern assume papel de destaque na discussão por melhorias na área de ciência e inovação. “A Conferência Livre reforça o compromisso de envolver toda a comunidade acadêmica, na busca por melhores condições para desenvolvermos pesquisa de qualidade e pensamos em soluções inovadoras para os problemas da comunidade”, frisa.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, ressalta que este é um momento ímpar para debater a ciência e inovação no país. “As conferências são importantes momentos para discutir junto com todos os agentes envolvidos estratégias inovadoras para os territórios locais, estaduais e nacionais”.
Durante o evento, foi realizado o painel: “Visão 2030: Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Local, Estadual e Nacional”. O debate contou com a participação da professora Ângela Paiva (UFRN/PAX), Djalma Barbosa (COINCITEC/FIERN), Rodrigo Tertulino (IFRN) e Júlio Sousa (Ufersa). A mediação foi do vice-reitor da Uern, Chico Dantas.
A Uern também sediou duas das cinco Conferências Territoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, e foram realizadas nos campi de Pau dos Ferros e Caicó. Os temas debatidos nas Conferências Livres e Territoriais serão apreciados na Conferência Estadual, que será realizada dia 30 de abril em Natal, e serão úteis para a consolidação da Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada em Pernambuco nos dias 2 e 3 de maio.
Por fim, os resultados deverão contribuir com a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ocorrerá em Brasília/DF nos dias 4, 5 e 6 de junho.