Grupo Choro Didático da Uern levará projeto musical a diversas regiões do RN

O rico e tradicional gênero musical brasileiro chorinho ganha destaque no cenário cultural do Rio Grande do Norte através do projeto Chorinho Potiguar: Conexão RN, uma iniciativa do Grupo Choro Didático da Escola de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Este projeto, que tem como propósito principal a divulgação das composições de músicos chorões potiguares e suas contribuições para a música do estado, foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Edital 02/2023 – LPG – Seleção de Projetos Multiculturais, promovido pelo Governo do Estado do RN em parceria com o Governo Federal.

O Grupo Choro Didático, com pouco mais de um ano de existência, tem desempenhado um papel significativo na promoção do choro na cidade de Mossoró. Suas atividades incluem apresentações em escolas (2023), a Semana Viva o Choro (2023) e o recente lançamento do Festival Viva o Choro (2024). Além disso, têm sido presença marcante em diversos eventos musicais, levando a tradição do choro a diferentes públicos.

A temporada de apresentações do projeto Chorinho Potiguar está programada para iniciar em junho, percorrendo diversas regiões do estado, alcançando tanto áreas urbanas quanto rurais. A intenção é levar a riqueza e a diversidade do choro a uma ampla audiência, contribuindo assim para a formação de um público apreciador deste gênero musical e para a preservação da memória cultural.

Os recitais serão realizados em formato de apresentações didáticas, visando despertar o interesse pelo choro em pessoas de diferentes faixas etárias. O projeto contará com uma extensa programação de viagens, garantindo sua presença em todo o território potiguar.

O Grupo Choro Didático, responsável pela execução do projeto, é composto pelos músicos Bruno Farias (trombone), Hallyson Dantas (flauta transversal), Haissa Hussemânia (violão 6), Degivaldo Avelino (violão 7), José Amaral (pandeiro) e Will Santos (cavaquinho). A produção ficará a cargo da produtora Hussemânia Produções Artísticas.

Para mais informações e para acompanhar de perto as atividades do projeto, o público pode seguir o grupo no Instagram, através do perfil @choro.didatico.

Com o Chorinho Potiguar: Conexão RN, a música tradicional do Rio Grande do Norte ganha ainda mais destaque, celebrando não apenas a identidade musical do estado, mas também promovendo a cultura e a arte para todos os potiguares.