Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Sociais debate sobre os desafios da formação profissional

Ao som da apresentação “Brasilidades”, com um agradável repertório de canções da MPB, interpretado pela cantora Odara Júlia e violão de Elizeu Cruz, teve início na manhã desta terça-feira, 23, o VII Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Sociais. A abertura da programação foi realizada no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Promovido pela Faculdade de Serviço Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FASSO/Uern), o Seminário tem como objetivo compartilhar experiências e debater os desafios do ensino e do mercado profissional. Além disso, a atividade marca a comemoração dos 10 anos de implantação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), na Uern.

“Ao longo dessa década, o nosso PPGSSDS tem tido um grande impacto, não só no RN, pois temos estudantes de outros Estados, inclusive das regiões Sul e Sudeste. Então, esse é um momento para apresentar as pesquisas que temos feito e discutir desafios contemporâneos à formação profissional”, declara a Profª. Drª Fernanda Marques, coordenadora do Programa de Pós-graduação.

Durante a solenidade de abertura, a reitora Cicília Maia externou a alegria de participar desse momento de troca de experiências. “São muitos os desafios. E me somo à luta de todos para fortalecer cada vez mais o PPGSSDS, e os demais Programas de Pós-graduação. Parabenizo os professores e estudantes pelo evento e pelo compromisso com a formação acadêmica e profissional. Que esse seja um momento de boas reflexões e discussões para a área”, diz.

A diretora da Fasso, Profª. Ma. Joana Dar’c Lacerda, afirma que esse é um momento oportuno para discutir o desafio da pós-graduação e da formação profissional. A representante do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), Profª. Drª Mirla Cisne, complementa que o Seminário reforça o compromisso em debater temas atuais e relevantes, de modo a contribuir com a formação crítica e valorização do profissional de Serviço Social.

Conforme a Assistente Social Fernanda Fernandes, representante da Seccional do Conselho Regional de Serviço Social (Cress/RN), o Seminário representa dias de muita troca de conhecimento e de muito aprendizado. A discente Carmem Lúcia Néo, representante da Coordenação Nordeste discente de pós-graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), reforça que esse é um espaço fundamental para a troca de experiências e para fortalecer a categoria.

A estudante Sânzia Isla Gomes, representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), frisa que espaços de debates como esse é de suma importância para a formação profissional e política. A Emily Cristine Gomes, represente da Coordenação do Centro Acadêmico de Serviço Social, da Fasso, ratifica que o Seminário é um momento de grande aprendizado, que visa reforçar a luta da categoria por mais valorização.

A conferência de abertura debateu a temática “Ultraneoliberalismo, política de Educação do Ensino Superior e os desafios para a graduação e Pós-graduação em Serviço Social”, com as Prof. Dr. Elaine Berhring (UERJ) e Profª. Drª Rivânia Moura (Uern).

Logo mais à noite, a partir das 18h, a programação contará com apresentação de trabalhos no Colóquio de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais, também no auditório da Faculdade Católica.

Na quarta-feira, 24, a programação terá início às 8h, no auditório da FASSO/Uern, com a mesa redonda “Por uma Universidade antirracista: os desafios da implementação das cotas étnico-raciais na Graduação e na Pós-graduação em Serviço Social. O momento terá como debatedora a Profª. Drª. Zelma Madeira (UECE), que é Secretária de Igualdade Racial do Estado do Ceará e Doutora Honoris Causa da Uern.

À noite, a partir das 18h30, terá a Conferência de encerramento sobre a “Crise do capital e os desafios à formação e exercício profissional de assistentes sociais na contemporaneidade”, com a Prof. Dr. Ivanete Boschetti (UFRJ), autora de grande referência na área de Serviço Social. O encerramento será na Faculdade Católica do RN.

O VII Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Sociais tem como tema geral “Serviço Social e os desafios contemporâneos à formação e exercício profissional”. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais de Serviço Social e áreas afins.