...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos visa compartilhar experiências

Para compartilhar as experiências vivenciadas nos programas formativos PIBID e Residência Pedagógica, ao longo da edição 2022-2024, estudantes e professores envolvidos nos projetos participarão hoje, 18, e sexta-feira, 19, de uma extensa programação do III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se professor (a) para uma sociedade em mudança. O evento será realizado em formato híbrido, com atividades em todos os campi.

Mais de mil pessoas participaram da programação de abertura do Seminário, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 18, no Josué Buffet. A solenidade contou com representes dos programas formativos dos seis campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Para a reitora Cicília Maia, esse é um momento grandioso para a Universidade. “É muita alegria estarmos aqui com esse espaço lotado, com a presença de professores e estudantes do PIBID e da Residência Pedagógica. Os programas formativos têm atuação em mais de 16 cidades potiguares. É uma ação concreta, que contribui para a formação de professores e o fortalecimento da Educação Básica”, declara.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, a Profª. Drª. Fernanda Abreu, ressalta que este é um momento bastante significativo. “É uma alegria imensa estarmos reunindo os projetos do PIBID e Residência Pedagógica. Esse é um evento que mostra a força da graduação e representa uma ação concreta do poder transformador da Uern através da Educação”, frisa.

De acordo com a coordenadora do PIBID, a Profª. Drª. Mayra Emelly, esse é um momento de compartilhar as experiências dos estudantes dos programas formativos. O PIBID conta com 13 subprojetos, em 19 núcleos. Já no Programa de Residência Pedagógica, são 19 subprojetos, em 25 núcleos.

“Na edição 2022-2024, construímos, junto a comunidade escolar e a Universidade, muitas práticas pedagógicas inovadoras que vai fortalecer a formação inicial desses estudantes e também a formação continuada dos supervisores que acompanham esses estudantes nas escolas. Então, esse é um momento muito afetuoso, de muita alegria, de muito envolvimento e de compartilhar toda essa vivência”, declara.

O coordenador do Programa Residência Pedagógica, Prof. Dr. Fábio Ricardo Silva, enfatiza que esse é um momento de conclusão de um grande trabalho que foi feito ao longo dos últimos 16 meses e que coroa a importância do Residência Pedagógica para a Universidade. “Vamos apresentar nossos ganhos, nossa conquista e debater como todo esse conhecimento pode ser aplicado na Educação Básica”, avalia o professor.

A estudante Danielle Kelly, do PIBID – Pedagogia Mossoró, é muito gratificante ter essa vivência de sala de aula ainda na graduação. “O PiBID me fez ter o primeiro contato com o chão da escola. E é muito bom poder aprender sobre planejamento de aula e outras vivências na docência”. Para ela, o PIDIB foi um fator determinante ao longo da graduação. “Através do programa, tive a certeza que que era ali que realmente eu queria estar, com o contato no chão da escola, com as crianças, as vivências, as aulas”, declara.

Para a estudante Lúcia Casado, do PIBID – Ciências da Religião Natal, o PIBID foi uma experiência maravilhosa. “Venho de uma outra geração, e poder estar em sala de aula, compartilhar experiências com a geração Z é extraordinário. Eu me encontrei na docência e participar do programa foi enriquecedor”, diz.

A programação de abertura contou com apresentações culturais com alunos das escolas atendidas pelo PIBID e PRP. Logo após a solenidade de abertura, teve a palestra “Políticas Educacionais Voltadas para a Formação dos Professores”, ministrada pelo técnico José Deribaldo Gomes dos Santos e mediada pelo Prof. Dr. Fábio Ricardo Silva Beserra (UFC).

O Seminário segue nesta quinta-feira, 18, no período da tarde, com a apresentação de Trabalhos, no Campus Mossoró. No dia seguinte, terá a realização de Mesas de Avaliação do PIBID, que ocorrerão de forma presencial simultaneamente nos seis campi.

Ainda na sexta-feira, no período da tarde, terá os Cenários Formativos, que são exposições dos resultados das ações didáticas realizadas pelos participantes do PIBID e Residência Pedagógica, no decurso das aulas ministradas nas escolas parceiras, como: produção de vídeos, exposição de materiais lúdicos, fotografias, e outras composições artísticas de cunho pedagógico. A atividade será realizada nos respectivos campi e organizada pelos coordenadores de área/ docentes orientadores e discentes.

E na sexta-feira, à noite terá a conferência de encerramento, com o tema “Diversidade e Inclusão na Formação de Professores”, com a fonoaudióloga e pedagoga Flávia Roldan Viana e mediação da Prof. Dr. Antônia Maíra Cabral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support