Samba em Pau dos Ferros recepciona 200 estudantes ingressantes no semestre 2024.1

Texto de Adriana Morais

Cerca de 200 estudantes dos cursos de Enfermagem, Geografia, Letras – Espanhol, Inglês e Português-, Administração, Economia e Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Pau dos Ferros, ingressantes no semestre 2024.1, foram recepcionados pelo Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba). O evento ocorreu nesta quarta-feira em duas edições, nos turnos matutino e noturno.

A programação contou com apresentação cultural do grupo Utopia, composto por estudantes da Uern Pau dos Ferros, aula de exercícios físicos/laboral, apresentação de projetos de extensão, realização de testes rápidos de Hepatite e HIV e distribuição de preservativos pelos alunos do curso de Enfermagem.

Em mensagem institucional, a reitora Cicília Maia deu boas-vindas aos calouros e destacou o papel da Uern no desenvolvimento socioeconômico da região. “A Uern transforma vidas. A Uern é sua, é nossa! Hoje vocês iniciam um caminho desafiador e cheio de oportunidades. Que vocês possam aproveitar ao máximo tudo que a Uern tem a oferecer”, afirma.

O diretor da Uern Pau dos Ferros, Agassiel Alves, ressaltou que a Uern oferece ações de ensino, pesquisa e extensão para uma formação completa, além de cursos de pós-graduação para a educação continuada.

A representante do Diretório da Central das e dos Estudantes (DCE), Lívia Rodrigues, convidou os estudantes a se apropriar da Universidade. “A Uern é nossa. Vamos conhecer, defender e aproveitar a Universidade em tudo, no ensino, na pesquisa e na extensão”, declarou.

A estudante Camile Beatriz, da cidade de Itaú, ingressante do curso de Letras-Inglês, declarou que foi muito bom poder conhecer mais a Universidade e o que ela oferta. “Estou muito otimista com o curso, espero crescer muito na Instituição”, diz.

A pró-reitora de Assistência Estudantil (Prae), Ana Angélica Nogueira, apresentou os programas e auxílios voltados para a assistência e permanência estudantil dentro da Universidade.

Durante a programação do Samba em Pau dos Ferros, foi realizado um momento simbólico para destacar a internacionalização. Na ocasião, foi prestada uma homenagem ao Prof. Dr. Paulus Philips, do Instituto Hogent, da Bélgica, que está na Uern Pau dos Ferros para o desenvolvimento de parceria para pesquisas internacionais na área de Enfermagem.

“A Uern também é espaço de internacionalização. É um espaço de liberdade, cultura, educação, diversidade e formação. “Que vocês aproveitem todas as oportunidades que a Universidade oferece”, frisou a professora Sara Taciana, professora de Enfermagem e parceira do referido projeto de pesquisa.

A programação do Samba contou ainda com brincadeiras e sorteios de brindes pela Prae.